5 dicas para facilitar a sua reeducação alimentar

A reeducação alimentar tem sido um tema muito comentado atualmente, por contribuir diretamente para o emagrecimento e uma vida mais saudável. Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa parar de comer tudo o que gosta e se alimentar apenas de frutas e verduras.

Pelo contrário. A ideia, ao fazer uma reeducação alimentar, é aprender que você pode comer de tudo, só que de forma equilibrada. Isso quer dizer que é possível se alimentar de hambúrguer, lasanha e pizza, por exemplo. Mas, sem exageros. Com o tempo essas escolhas e quantidades vão se tornando naturais e transformam sua forma de se alimentar.

Esse processo é individual. Afinal, cada pessoa possui gosto, estilo de vida e genética diferente. Por isso, o ideal é que ele seja feito acompanhado de um nutricionista. Porém, algumas dicas são universais. Confira 5 delas e descubra como facilitar a sua reeducação alimentar.

1. Beba 2 litros de água por dia

Aposto que já ouviu essa dica, não é? Ela realmente é verdade. Se manter hidratado é muito importante para o correto funcionamento do seu corpo e para fazer uma verdadeira limpeza de todas as toxinas.

Contudo, é importante enfatizar que essa hidratação deve ser feita com água. Embora diversas bebidas possuam boa parte de água na sua composição, nenhuma delas é tão eficaz como ela pura para completar essa função.

Portanto, nada de tentar substituir essa quantidade de água por sucos, refrigerantes e outras bebidas. Até porque eles trazem junto uma alta quantidade de açúcar.

2. Não pule refeições durante a reeducação alimentar

Respeitar os horários das principais refeições é muito importante. O café da manhã, almoço e jantar possuem uma grande importância na sua rotina alimentar, já que mantém o seu corpo nutrido durante todo o dia, assim como os pequenos lanches entre as refeições.

Portanto, é importante não ficar muito tempo de jejum durante o dia e também não exagerar na hora das refeições, comendo mais do que o necessário. Caso contrário, isso vai gerar picos de glicose no sangue, o que desregula a sua fome e concentração.

Comer regularmente durante o dia, vai te ajudar a manter um cardápio saudável. Seguir a sugestão clássica de se alimentar de 3 em 3 horas é uma boa opção, porém não é uma regra. Isso depende do perfil metabólico de cada pessoa. Por isso, é importante ter acompanhamento médico, durante a sua reeducação alimentar.

3. Durma o suficiente

O sono tem sido muito desvalorizado atualmente. Muitas pessoas, na busca de ganhar mais horas durante o dia, tem sacrificado esse momento precioso, sem saber o que isso gera como efeito colateral.

Dormir pouco leva a irregularidades no sistema hormonal e metabólico, o que reduz a disposição no dia a dia, além de trazer uma tendência a comer mais. O ideal é que dormir em torno de 8 horas por dia. Principalmente as crianças. O sono é um grande aliado de uma alimentação saudável infantil.

4. Não corte por completo o carboidrato

Atualmente há muita discussão sobre os carboidratos, se ele é um vilão ou mocinho mal compreendido. A verdade é que a dieta comum das pessoas tendem a um exagero dos carboidratos, muito presente nas refeições industrializadas. Porém, cortá-lo completamente da dieta não é a melhor solução.

O carboidrato é uma importante fonte de energia para o corpo, difícil de ser alcançado por outros meios. Sendo assim, procure ajuda profissional para reduzir a quantidade desse nutriente na sua dieta, mas não o elimine por completo.

5. Use planos alimentares

O plano alimentar é uma série de cardápios semanais que planejam aquilo que você deve comer para conquistar o seu objetivo. Esse é um excelente auxílio na hora de realizar uma reeducação alimentar, já que muitas vezes recorremos a alimentos menos saudáveis por falta de ideia do que cozinhar ou tempo para procurar. Com o planejamento alimentar, essa etapa já está resolvida.

Toda a semana você recebe sugestões de especialistas sobre o que comer, assim sempre tem opções saudáveis, para evitar a tentação das comidas rápidas.

Se você concorda que essa é uma das melhores formas de se organizar para ser mais saudável, não deixe de conferir o nosso Cardápio Inteligente. Uma solução de planejamento da rotina alimentar, para te ajudar a cozinhar de forma mais rápida, saudável e variada! Confira o Cardápio Inteligente Home Chefs!

 

2019-01-03T10:00:26-02:00 3 de janeiro, 2019|Blog|2 Comentários