Ceia de Natal: 5 dicas para você ter sucesso e agradar a todos

O Natal certamente é uma das épocas favoritas do brasileiro. É um momento de trocar presentes, rever amigos/família e, claro, comer! Peru assado, rabanada, panetone, bacalhau, são muitas as delícias da ceia de natal.

Porém, preparar tudo isso requer uma boa organização para não acabar se enrolando e deixar os seus convidados chupando dedo. Confira 5 dicas essenciais para você planejar o seu jantar de Natal e agradar os seus convidados.

1. Defina quanto antes o número de convidados

O primeiro passo para você ter sucesso em sua ceia de Natal é definir a sua lista de convidados. Com esse número em mente, você conseguirá escolher as melhores receitas, definir o melhor espaço para comportar os convidados e, claro, fazer a sua lista de compras.

Sem saber quantas pessoas estarão presentes você nunca vai ter certeza se o espaço está confortável ou se a comida é suficiente para todo mundo. Sendo assim, faça essa lista logo, ela que guiará toda a organização para essa noite de jantar entre amigos.

2. Adiante tudo da ceia de natal que puder

Você vai servir sobremesa (esperamos que sim!)? Então, por que não ganhar tempo preparando tudo no dia anterior? Molhos para saladas, marinar carnes, lavar e picar temperos e vegetais, tudo isso pode ser feito no dia anterior da ceia de Natal. Fora as compras no supermercado, que pode ser feito até mesmo semanas antes!

Adiante tudo o que você conseguir, para que no dia você menos com o que se preocupar e possa curtir a noite com sua família e amigos.

3. Faça aperitivos

O bacana do Natal é você poder compartilhar a mesa com aquelas pessoas que você ama. Porém, isso não vai acontecer se, cada hora que um ficar com fome, a pessoa for até a mesa dar uma beliscadinha no jantar.

Logo, não se esqueça de preparar uns aperitivos para acobertar a fome, enquanto não chega a hora de todos comerem juntos. Torradinhas com patês são sempre uma opção fácil e gostosa. Mas, se quiser manter o espírito natalino, aposte nas rabanadas.

4. Evite fazer uma receita difícil pela primeira vez

Natal é a época de ousar um pouco mais nas receitas. Tanto que muitos dos pratos tradicionais de Natal não se vê mais no resto do ano todo. Mesmo assim, evite ousar demais, fazendo uma receita difícil pela primeira vez.

Se você decidir fazer algo que você nunca cozinhou, opte por testar antes. Ou, se não tiver tempo, mude para outra receita. Você não vai querer correr o risco da sua ceia de Natal virar macarrão instantâneo para todos os convidados, não é?

5. Seja ousado, mas dê opções

Como já foi falado, a ousadia nos pratos de Natal é quase um marco dessa época do ano. Receitas agridoces e carnes diferenciadas costumam figurar nas mesas de jantar. E faz todo sentido, afinal aquele arroz com feijão e bife, você já come todo dia. Em uma data tão especial é o momento de ir um pouco além.

Porém, não se esqueça de disponibilizar também alguma opção de comida mais cotidiana, para crianças, alérgicos e aqueles que não tem um paladar tão aberto. Deixar alguns convidados apenas comendo arroz, enquanto o resto se delicia não é legal. Assim, varie o cardápio.

Gostou das dicas para você organizar a sua ceia de Natal? Embora seja um evento que envolva o preparo de diversas receitas de uma só vez, com um nível maior de complexidade, não é nada impossível de se realizar.

Sendo assim, siga as dicas apresentadas aqui e prepare tudo o que você conseguir com antecedência, a começar pelas compras. Para te ajudar, descubra 7 dicas simples para economizar no supermercado!

 

Deixe uma resposta