Cozinha básica: Cozinhando ovos!

O primeiro passo a se dar ao iniciar uma trajetória na cozinha é: Fazendo ovos!
Conheça nesse post as diferentes maneiras de preparar ovos e seus diferentes pontos.

OVO FRITO:

1) Use uma frigideira pequena e prepare um ovo de cada vez, mas se você não liga para perfeição e precisa preparar vários ovos ao mesmo tempo use uma frigideira grande e vá em frente.

2) Deixe a frigideira bem quente, adicione um fio generoso de azeite ou de óleo vegetal da sua preferência e em seguida quebre o ovo com a frigideira ainda em fogo alto. Polvilhe um pouco de sal. Com a ajuda de uma escumadeira vá dando aquele “banho” gostosinho no ovo, até que ele crie aquela película de clara cozida por cima da gema. Quando a clara estiver totalmente cozida retire o ovo da frigideira e deite-o sobre um prato forrado com papel absorvente. Sirva em seguida.

OVO COZIDO E SEUS PONTOS:

1) É o jeito mais fácil de se preparar um ovo, mas antes você precisa saber algumas regrinhas essenciais: Para que seja cozido é melhor que o ovo esteja em temperatura ambiente, assim a casca não racha quando a água esquentar e fica mais fácil calcular o ponto de cozimento em minutos.

2) Coloque o ovo em temperatura ambiente em uma panela e cubra com água, depois ligue a chama do fogão em fogo alto e cozinhe o ovo por: 3 minutos para ovo mole, 4 minutos e 30 segundos para a clara mais firme ao ponto de descascar e a gema em ponto de geleia, 6 minutos para clara bem firme e gema mais brilhante mas que não escorre e 9 minutos para ovos bem firmes tanto na clara quanto na gema! Depois de atingir o tempo desejado escorra imediatamente a água fervendo e cubra o ovo cozido com água fria. Descasque de imediato (com exceção do ovo bem mole) e sirva.

OVO MEXIDO:

1) Bata rapidamente 3 ovos em um bowl apenas para estourar as gemas, junte 2 colheres (sopa) de leite da sua preferência e despeje em uma frigideira untada com um fiozinho de azeite ou óleo vegetal em fogo médio.

2) Tempere com sal e mexa por alguns (poucos) minutos até os ovos coagularem. Quando ainda houver alguns pontinhos de gema mal passada e seus ovos mexidos estiverem com uma cor amarelo claro desligue a frigideira e sirva imediatamente.

OVO POCHE:

Há duas formas de prepará-lo, da forma tradicional e“na raça”, ou usando o velho truque da “bolsinha” de filme plástico.

1) Coloque o ovo em um pedaço de plástico filme e enrole as pontas, certificando-se de que está bem vedado. Você pode usar uma xícara para esta etapa. Ponha as ‘bolsinhas’ na água fervente e cozinhe por 3 minutos. Retire do plástico antes de servir.

2) Ou leve uma panela com água para o fogo alto até começar a levantar fervura, aí reduza o fogo para o mínimo apenas para manter a temperatura sem deixar ferver e acrescente uma colher de sopa de vinagre branco (gosto de usar vinagre de arroz que é bem suave), depois quebre o ovo dentro de uma tigelinha pequena e aproxime-o da água, fazendo um leve redemoinho na água com uma colher, e em seguida deixando o ovo escorregar para o centro deste redemoinho. Deixe cozinhar sem mexer por 3 minutos e 30 segundos, de modo que a clara fique cozida e firme e a gema ainda mole. Retire da água com cuidado com uma escumadeira e sirva em seguida.

OMELETE:

É a hora de brincar com os ingredientes e adicionar aos ovos o que achar que deve combinar! Como exemplo, usaremos presuntos e cebola picados.

1) Bata dois a três ovos, pique meia cebola e duas fatias de presunto. Após ter batido bem, coloque-o na frigideira já untada com óleo, acrescente o sal, o presunto picado em quadradinhos.

2) Coloque os temperos a gosto, as, pimenta-do-reino, espere ficar firme, e vire o omelete. Sirva ainda quente.

Compartilhe conosco sua experiência de realizar um ovo perfeito após ter lido as nossas dicas postando uma foto com a nossa hashtag #cardapiohomechefs!

#FicaaDica:
eBook Equipe sua Cozinha
Se você se interessa por ensinamentos de cozinha básica e quer ganhar um guia completo e ilustrado com nomes, descrição e aplicação de todos os acessórios necessários para equipar definitivamente a sua cozinha, precisa conhecer o nosso novo curso Domine Sua Cozinha.

O Domine Sua Cozinha é um curso muito especial que ensina de forma rápida as principais técnicas de culinária que são úteis em diversas receitas e preparos que você com certeza faz em sua casa.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Curso

Deixe uma resposta