Cardápio saudável: como manter a saúde no dia a dia

Home/Blog/Cardápio saudável: como manter a saúde no dia a dia

Manter um cardápio saudável no dia a dia é um desafio para qualquer um. Basta pisar fora de casa, para enfrentar diversas tentações de refeições apetitosas, porém não saudáveis. Mas, como vencer todas elas diariamente e permanecer numa dieta saudável? Com certeza não sem muita luta.

Logo, confira agora algumas dicas sobre como você pode batalhar contra as refeições não saudáveis e optar por opções melhores de alimentação, mesmo se tiver pouco tempo disponível.

Faça refeições equilibradas

O segredo para ter um cardápio saudável no dia a dia é a diversidade. Se as suas refeições durante o dia são muito semelhantes, é provável que você não esteja englobando todos os nutrientes necessários. Uma boa dica para você perceber isso, é notar as cores do seu prato. O ideal é que elas variem bastante. Desse modo, certamente você inclui todas as bases alimentares.

Na prática, isso significa que você deve dar preferência aos legumes, frutas e verduras e não exagerar nos carboidratos. Falando neles, evite misturar duas fontes desse tipo de alimento em uma mesma refeição, por exemplo: arroz e macarrão. Tal prática auxilia no ganho de peso indesejado.

Além disso, dê preferência às carnes mais magras, como peixe e frango e fuja dos alimentos processados, como salsicha e mortadela.

Aprenda sobre os nutrientes

Claro, que a ideia não é que você se torne um expert no assunto. Porém, para manter uma alimentação mais saudável é muito importante você entender melhor sobre os nutrientes essenciais que o seu prato deve conter e em que alimentos encontrá-los. Desse modo, fica cada vez mais fácil na hora de escolher as suas refeições.

Assim, procure acompanhar blogs e sites especializados no assunto e mantenha uma rotina de visitas a um nutricionista. Antes que perceba, você já estará comendo melhor e na quantidade correta.

Cozinhe mais

Não tem jeito, a melhor maneira de você controlar bem o que você come, ainda é fazendo a própria comida. Comendo fora, nunca será possível ter o total controle da origem dos alimentos, nem mesmo a forma que foram preparados. Além de você ficar limitado às opções oferecidas, que nem sempre são muitas.

Outro ponto importante é que cozinhando dá para evitar alimentos industrializados, que normalmente abusam de conservantes e corantes, que podem fazer mal a longo prazo. Sendo assim, desembale menos e descasque mais!

Adiante o que puder

Quem tem uma rotina corrida sabe como pode ser difícil preparar as próprias refeições diariamente. Depois de um dia inteiro de trabalho, ainda ter que ir para a cozinha, abre a possibilidade da preguiça falar mais alto e o Netflix parecer mais tentador.

Uma dica para contornar essa situação é adiantar ao máximo o seu serviço nos momentos que tem livre, o que normalmente acontece no final de semana. Separe esse dia para cozinhar as refeições da semana toda e congelar. Assim, na hora que quiser comer, basta esquentar.

Mesmo se não tiver tempo de preparar tudo com tanta antecedência, ainda assim é possível, pelo menos, já deixar alimentos cortados e separados ou alguns molhos prontos, para reduzir o tempo na cozinha durante a semana.

Faça um cardápio saudável semana

Optar por cozinhar mais, como propomos, é uma excelente escolha para a sua saúde. Porém, sem a devida organização, pode se tornar um tormento. Fica complicado ser certeiro na lista de compras, quando só se pensa na mesma hora o que vai cozinhar. Ter um pequeno planejamento das suas compras é essencial para economizar no supermercado.

Para se organizar e otimizar o seu o tempo, o melhor a fazer é criar um cardápio semanal. Ou seja, tirar um momento para decidir de uma vez todas as refeições que preparar na semana. Dessa forma, dá para variar mais o cardápio, balancear melhor os nutrientes, fazer compras sem desperdício e não perder tempo durante os seus dias mais atarefados.

Conclusão

Como foi possível perceber, manter um cardápio saudável no seu dia a dia é possível, embora isso requeira uma boa dose de proatividade, para organizar o seu cardápio semanal e aprender um pouco mais sobre os nutrientes.

Mas, se só de observar todas essas dicas, você já sentiu que vai ser difícil implementá-las, conte com a nossa ajuda! O nosso Cardápio Inteligente oferece uma organização alimentar completa para você, com pratos planejados por chefs e aprovados por nutricionistas. Todas as receitas possuem o tempo de preparo de até 30 minutos e você ainda pode gerar uma lista de compras com todos os ingredientes que você vai precisar!

Confira a nossa solução e descubra como você pode cozinhar forma mais saudável, rápida e variada!

 

2018-11-27T10:04:00-02:00 27 de novembro, 2018|Blog|0 Comentários

Deixe um comentário