Cozinha básica: Como fazer o arroz perfeito!

Para quem já é dominante da arte de cozinhar, fazer arroz é um procedimento bem automático e trivial, mas, para quem está apenas iniciando nesse maravilhoso mundo da cozinha, o arroz ainda é um desafio a ser enfrentado por eles!
Mas não se intimide, todos já passaram por essa fase, e nesse post será passado todas as informações, dicas, observações e procedimentos para conseguir realizar um arroz perfeito, bem temperado, soltinho e lindo.
Venha se aventurar!

1. Lave o arroz

Não deixe de lavar os grãos de arroz antes do processo de cozinhá-los. Lave bem até que a água não esteja mais branca e sim transparente. Esse procedimento é importante para retirarmos o excesso de amido que existe no arroz, retirando-o, o arroz tem mais chances de ficar soltinho pois esse amido tem a função de unir mais os grãos.

2. Cozinhe o arroz com água quente

Sabemos que é possível de fazer arroz com água em temperatura ambiente ou gelada, mas quando fervemos a água e a utilizamos, além do arroz ficar pronto em quase metade do tempo, ela cozinha todos os grãos por igual.

3. É importante nacarar para ter um arroz perfeito

Nacarar é o nome dado ao processo de envolver os grãos de arroz em óleo. Assim que o alho estiver bem refogado e no ponto ideal, agregue o arroz e deixe com que ele refogue junto também. Não adicione a água tão rápido, deixe com que todo o sabor do refogado se passe aos grãos, e permita também que o óleo entre em contato com eles a fim de impermeabilizá-los, fazendo com que no fim do cozimento eles permaneçam soltinhos.

4. Salgue a água

No momento de adicionar o sal na preparação, não salgue os grãos do arroz e sim a sua água na hora do cozimento. Dessa forma o sal se mantém mais presente na receita.

Receita para um arroz perfeito

Ingredientes:

(rendimento de 4 porções)

  • 2 e 1/2 xícaras de água
  • 5 dentes de alho
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 de xícara de azeite ou óleo
  • 1 xícara de arroz tipo 1

Passo 1: Separe o arroz e lave-o em um escorredor próprio para esse procedimento ou em uma peneira. Lave bem até que a água de cor branca escorra completamente e passe a sair transparente. Reserve. Coloque a água para ferver.

Passo 2: Pique o alho ou passe-o em um espremedor. Em uma panela, aqueça o azeite ou o óleo e quando estiver quente, junte o alho triturado ou picado e deixe refogar até eles atingirem uma coloração mais dourada. Pegue o arroz lavado e agregue ao alho, frite o arroz com esse alho durante 5 minutos. Mexa bem.

Passo 3: A água já deve estar fervendo. O arroz já deve ter se envolvido bem com o arroz e o azeite. Junte a água na panela, adicione o sal, mexa bem e deixe a tampa semi-fechada, metade aberta, no fogo médio.

Passo 4: Espere por volta de 20 minutos, cheque se a água secou e prove um pouco do arroz para verificar se o cozimento foi bem realizado. Caso o grão ainda esteja cru no centro, adicione um pouco mais de água (mas não deixe cobrir) e volte a semi-tapar a panela. Assim que pronto, não movimente muito o arroz, verifique se a água secou penetrando o garfo e dando uma arrastada para ver o fundo da panela. Após isso, só servir!

Agora se você está começando a cozinhar, temos a solução perfeita para você…

Se você ainda não conhece, a plataforma Home Chefs é ideal para quem cozinha em casa, está começando a cozinhar e busca mais variedade na sua alimentação. Através de uma exclusiva inteligência artificial, a ferramenta monta um cardápio por semana, baseado nos seus gostos e para quantas pessoas você cozinha.

Colocar em prática um cardápio semanal nunca foi tão simples e fácil, você vai receber sugestões para o café da manhã, almoço e jantar; as receitas encontradas na plataforma possuem o tempo de preparo de até 30 minutos, além disso, o sistema gerar uma lista do supermercado com todos os ingredientes que você vai precisar!

Clique no botão abaixo e descubra de perto como facilitar a sua vida na cozinha de uma vez por todas!

Deixe uma resposta