Cardápio saudável para festa infantil: 5 dicas para montar o seu

Comemorar mais um ano de vida é sempre uma data especial para qualquer um, principalmente para as crianças. Esse é um momento de se divertir, brincar e, claro, comer também. O problema é que a tradição de festas infantis é que elas sejam regadas de comidas açucaradas e gordurosas, que não são nada positivas à saúde dos pequenos, o que preocupa muito os pais. Mas, não precisa ser assim.

Embora às vezes pareça impossível preparar um cardápio saudável para festa infantil, na verdade, com um pouquinho de criatividade e planejamento você pode oferecer uma alimentação divertida e saborosa, sem abrir mão da saúde.

Descubra como fazer isso a partir de 5 dicas que separamos para você. Confira!

1. Considere as restrições alimentares dos seus convidados

Se você deseja inovar no cardápio da festa do seu filho e trazer alimentos mais saudáveis, a primeira coisa que você deve procurar saber é se algum dos seus convidados possui alguma alergia, por exemplo a intolerância a lactose ou restrição alimentar, como ser vegetariano. Seria muito triste uma criança ficar sem comer na festa do seu amiguinho, porque o cardápio não contempla o seu estilo de dieta.

Portanto, descubra essa informação previamente e insira no cardápio alguma opção para essas pessoas também.

2. Dê cor ao seu cardápio saudável para festa infantil

E a cor que estamos falando aqui não é de corantes, mas sim a do aspecto natural dos alimentos. Se você perseguir esse objetivo de tornar o seu cardápio naturalmente mais colorido, você também estará, por consequência, deixando ele mais saudável. Afinal, adicionando cores, você insere diferentes classes de alimentos: frutas, legumes, cereais. E garante uma maior oferta de nutrientes aos pequenos.

3. Evite as frituras

Como você já bem sabe, tudo o que envolve fritura agrega também uma alta quantidade de gorduras. Portanto, servir salgadinhos à vontade não é o cenário ideal, para as crianças. Que tal substituir os salgadinhos por sanduíches? Você pode rechear com pastas simples e nutritivas e ainda cortá-los em diversos formatos para ficarem mais divertidos.

Mas, se você fizer realmente questão de manter alguns salgados, opte pelos assados e não fritos.

4. Prefira frutas aos doces

Outra tradição de festa de criança é que há muitos doces, de maneira até exagerada, excedendo em muito a quantidade de açúcar recomendada. Uma solução para isso é equilibrar os doces servidos com frutas também.

Muitas delas já são naturalmente doces e ainda têm a vantagem de agregarem diversos outros nutrientes, como fibras e vitaminas. Algumas sugestões para você inserir as frutas no seu cardápio saudável são: salada de fruta, espetinho de uvas e banana, fatias de melancia, picolés naturais.

5. Elimine o refrigerante

Não tem como falar em ter um cardápio saudável e acrescentar o refrigerante no mesmo bolo. Embora costume ser uma das opções preferidas das crianças, a bebida acumula altas doses de açúcar, sódio, além de ser altamente ácida.

Em relação à bebida gaseificada, a melhor opção é eliminá-la do cardápio da festa por completo. Opte por servir sucos e chás naturais no lugar dela.

Viu só, montar um cardápio saudável para festa infantil não é uma tarefa tão difícil. Apenas com algumas substituições e um certa dose de planejamento, você já consegue transformar completamente a qualidade nutricional da que deseja servir, sem perder em sabor ou beleza.

Gostou das dicas para montar um cardápio saudável para festa infantil? Então, que tal aprender mais sobre a alimentação da criança de uma maneira geral? Confira 5 dicas para fazer o seu filho comer melhor e ter uma alimentação infantil saudável!

 

Deixe uma resposta