O que são alimentos integrais e quais são seus benefícios?

Home/Blog/O que são alimentos integrais e quais são seus benefícios?

Nos últimos anos, os alimentos integrais se tornaram muito conhecidos, virando quase sinônimo de comida saudável. Muitos produtos lançaram suas versões “integrais”, se posicionando como uma opção melhor para a sua saúde. Mas, será que isso é verdade?

Afinal, o que os alimentos integrais têm de tão positivo? Nesse texto, você irá entender o que são os alimentos integrais, se eles são benéficos para a sua saúde e também desvendar alguns mitos sobre esse grupo alimentar. Acompanhe a leitura!

 

Alimento integral: o que é?

Os alimentos integrais são um grupo alimentício formado por grãos e cereais que não sofreram nenhum tipo de refinamento. Isso significa que eles conservam todos os nutrientes originais, sendo rico em vitaminas, minerais e fibras.

O processo de refinamento é como se fosse uma limpeza do alimento em questão, retirando cascas e películas protetoras. O seu principal objetivo é torná-lo com uma cor mais uniforme, removendo as partes mais externas, deixando apenas o que é mais atrativo aos olhos. Contudo, são nessas camadas descartadas que possuem a maior quantidade de nutrientes. Logo, ao retirá-las, os grãos e cereais se tornam mais pobres e também com uma maior concentração de amido.

 

Benefícios dos alimentos integrais

Os alimentos integrais são muito benéficos para a saúde principalmente por serem ricos em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. As fibras insolúveis aumentam a saciedade e ampliam o bolo fecal, o que contribuem para estimular os movimentos peristálticos e diminuem as chances de se ter câncer de intestino.

As fibras solúveis, por sua vez, auxiliam na redução do colesterol ruim e também fazem com que o açúcar contido nos alimentos sejam liberados mais lentamente no sangue. Isso reduz os picos de glicose, o que previne diabetes, entre outras doenças. Além disso, elas também são uma importante fonte de vitaminas, minerais e carboidratos complexos.

Mas, é preciso ficar atento. Embora sejam muito saudáveis, os alimentos integrais são muito calóricos. Dessa forma, o recomendado é não exagerar no acréscimo deste alimento no seu cardápio semanal. Sugere-se uma ingestão diária de no máximo 5 porções. Do contrário, os alimentos integrais podem gerar gases e inchaço abdominal e até mesmo fazer você engordar.

 

Mitos e verdades sobre alimentos integrais

Alimentos integrais são orgânicos?

É importante não confundir uma terminologia com a outra. Os “integrais” são os grãos e cereais que mantém as suas características originais, sem ter passado por nenhum tipo de refinamento. Já orgânicos são os alimentos que foram plantados sem agrotóxicos ou adubos químicos.

Os dois tipos são opções saudáveis de alimentação, por isso talvez haja essa confusão, às vezes. Contudo, ser orgânico ou integral são características que os alimentos podem ter em conjunto, mesmo uma característica não estando necessariamente ligada a outra.

Alimentos integrais engordam?

Embora muito nutritivos, os alimentos integrais também são calóricos. Assim, se forem consumidos em uma quantidade maior do que o seu corpo gasta no dia a dia, eles podem gerar ganho de peso. Por isso, o ideal é você ter um acompanhamento de um nutricionista, para saber qual é a sua necessidade calórica diária e não ultrapassá-la.

É preciso beber água quando se ingere alimentos integrais?

As fibras contidas no alimento necessitam ser umedecidas para facilitar a saída, após digestão. Do contrário, essas ficarão ressecadas, o que contribuirá para a formação de um bolo fecal duro e pode inclusive causar prisão de ventre. Portanto, não deixe de beber no mínimo 2 litros por dia.

Os alimentos integrais são uma excelente fonte de nutrientes, que se encaixados de maneira correta na sua dieta podem gerar um grande avanço na sua saúde. Busque um nutricionista para se informar melhor em como fazer a substituição dos refinados pelos integrais, sem que te isso influencie negativamente e passe a ter uma vida mais saudável.

Uma boa dica para você conseguir se adaptar a um estilo de alimentação mais saudável, onde você tenha controle de tudo o que come, é você cozinhar a sua própria comida. Mas, se você acha esse hábito não se adequa a sua rotina, é porque você precisa de ajuda com a organização.

Conte com os nossos cardápios semanais para organizar a sua rotina alimentar. Com o Cardápio Inteligente Home Chefs, você tem acesso à receitas diferentes e práticas, para você preparar em até 30 minutos, mesmo sendo iniciante. Confira agora!

 

2019-02-06T15:17:01-02:00 6 de fevereiro, 2019|Blog|0 Comentários

Deixe um comentário