Como montar o seu cardápio para emagrecer?

Emagrecer é um desejo comum de muita gente. Porém, quando se trata da alimentação, muitas vezes é complicado decidir as melhores opções de refeição, para conseguir perder peso.

Se você não tem nenhum conhecimento ou planejamento, na hora do self service fica difícil resistir aquela batata frita. Montar minimamente um cardápio semanal é extremamente importante para você se organizar e fazer escolhas mais conscientes.

Descubra agora algumas dicas para você montar o seu cardápio para emagrecer e comer melhor no dia a dia.

Faça dos vegetais a base das suas refeições principais

Para conseguir maximizar os nutrientes e reduzir as calorias, a melhor solução é aumentar a quantidade de vegetais nas suas refeições. Eles são os melhores amigos das pessoas que desejam emagrecer, porque oferecem saciedade, mas possuem poucas calorias.

Além disso, são ricos em vitaminas, fibras e minerais. Ou seja, nutrientes que conseguem estimular o metabolismo, fazer uma desintoxicação do organismo e aumentar a energia.

Por isso, o ideal é que os vegetais sejam a maior porção no seu prato na hora do almoço e jantar.

Diminua os carboidratos

O excesso de carboidratos na dieta costuma ser uma das principais causas do ganho de peso. Principalmente quando falamos dos mais simples, como os alimentos feitos a partir da farinha branca, por exemplo.

Sendo assim, reduza a quantidade de carboidratos nas suas refeições e sempre que possível opte pelos integrais.

Mas, lembre-se que reduzir não quer dizer eliminar. Os carboidratos são elementos fundamentais para o correto funcionamento do organismo. Portanto, fuja de dietas muito restritivas e substitua o que puder pelas versões integrais do alimento.

Não se esqueça das proteínas nos lanches

Um segredo para garantir a saciedade por mais tempo é adicionar uma porção de proteína aos seus lanches. Ela demora mais tempo para ser digerida pelo organismo, o que te garante que a fome vai demorar um pouquinho mais para bater de novo.

Bons exemplos de lanches que seguem essa dica são: uma fatia de pão com ovo, torradas com patê de atum ou iogurte com granola.

Adicione oleaginosas no seu cardápio para emagrecer

Talvez você não lembre desse grupo de alimento por esse nome, mas as oleaginosas não passam dos grãos que já conhecemos há muito tempo, como: nozes, castanhas, pistache, amendoim, entre muitos outros.

Elas são extremamente benéficas à saúde porque são nutritivas, fornecem muita energia, além de serem ricas em fibras. Por conta disso, são ótimas para servir de lanche entre as refeições.

Só fique atento para não exagerar. As oleaginosas são ricas em gorduras boas, mas até isso em grande quantidade pode levar ao ganho de peso. O ideal é comer apenas um punhado por dia.

Valorize os chás

Os chás são uma excelente opção para substituir o café de vez em quando, assim como para acompanhar os seus lanches entre as refeições. Pobres em calorias, porém rico em nutrientes, os chás conseguem saciar, além de proteger o organismo de diversas doenças.

Cada tipo de chá possui um benefício diferente. Por exemplo, o chá-verde é bom para acelerar o metabolismo; já o chá branco é rico em antioxidantes, enquanto o chá de hibisco é diurético.

Seja consumido quente ou frio, os chás trazem inúmeras vantagens ao seu corpo. Escolha o seu preferido e adicione a sua dieta.

Cuidado com as frutas

As frutas são alimentos muito saudáveis, mas muitas delas também são extremamente calóricas, além de serem facilmente digeridas. Logo, ingerir uma grande quantidade de frutas de uma vez pode acabar tendo o efeito reverso, quando o objetivo é emagrecer.

Sendo assim, faça uma reeducação alimentar e opte por comer uma porção de fruta, acompanhado de outro tipo de alimento. Por exemplo, uma proteína. Dessa forma, você garante mais nutrientes e reduz a quantidade de calorias.

Como foi possível perceber, valorizar os alimentos naturais e frescos continua sendo uma das melhores dicas para emagrecer. Logo, não se esqueça de adicionar frutas, oleaginosas, chás e vegetais na sua dieta.

Os carboidratos já sabemos que é um antigo vilão, porém não é para eliminá-lo, apenas reduzir o consumo, ok? Por fim, não se esqueça o papel fundamental das proteínas na hora dos lanches. Seguindo todas essas dicas o seu cardápio para emagrecer estará completo.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe bem como montar o seu cardápio para emagrecer, que tal aprender um pouco mais? Descubra 5 principais alimentos não saudáveis que você deveria evitar.

Agora imagine você não precisar se preocupar com o que vai preparar no almoço e jantar…

A plataforma Home Chefs é a solução ideal para quem cozinha em casa e busca uma reeducação alimentar consistente. Através de uma exclusiva inteligência artificial, a ferramenta monte o seu cardápio da semana, baseado nos seus gostos e para quantas pessoas você cozinha. Montar um cardápio semanal saudável nunca foi tão simples e fácil, você vai receber sugestões para o café da manhã, almoço e jantar; as receitas encontradas na plataforma possuem o tempo de preparo de até 30 minutos, além disso, o sistema gerar uma lista do supermercado com todos os ingredientes que você vai precisar!

Confira a nossa solução e descubra como você pode cozinhar forma mais saudável, rápida e variada!

2 Comentários


  1. Que bom! Ficamos muito felizes com o seu feedback. Continue acompanhando os nossos posts.

Deixe uma resposta