Vegano e vegetariano: qual é a diferença entre esses dois?

Você já se perguntou qual é a diferença entre vegano e vegetariano? Esses são dois termos que geram muita confusão entre as pessoas. De tal forma, que muita gente chega a pensar que são sinônimos, mas não são. Vegetariano é uma coisa e vegano é outra.

Uma coisa é certa: nenhum dos dois comem carne. Porém, as suas motivações e nível de compromisso com a causa animal são muito diferentes.

Nesse texto, você irá conhecer as principais características e diferenças entre esses dois grupos e também suas motivações mais comuns.

O que é ser vegetariano?

O vegetariano é a pessoa que exclui o consumo de carne animal da sua dieta. Ou seja, não come carne animal de qualquer origem, seja aves, bois, porcos e até mesmo peixes e frutos do mar. Porém, existem tipos diferentes de vegetarianos. Em alguns desses tipos, a pessoa não consome inclusive nenhum produto de origem animal. Assim, também excluem da dieta laticínios e ovos.

Tipos de vegetariano

  • Ovo-lacto vegetarianos: vegetarianos que excluem da sua dieta as carnes de animais, mas consomem laticínios e produtos com ovos.
  • Lacto-vegetarianos: vegetarianos que retiraram carne e ovos da dieta, mas ainda consomem laticínios, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros.
  • Ovo-vegetarianos: vegetarianos que excluíram da dieta todos os produtos de origem animal, porém consomem ovos.

O que é ser vegano?

O Veganismo pode ser visto como uma forma mais extrema do Vegetarianismo. Enquanto os vegetarianos se limitam apenas em relação à esfera alimentar, os veganos expandem esse conceito para todas as áreas da vida.

Assim, além de não consumir nenhum tipo de carne, os veganos também retiram da sua rotina todos os alimentos e produtos de origem animal ou que tenham causado algum tipo de sofrimento aos animais.

Por isso, o vegano também exclui da sua dieta os laticínios, ovos e mel. Além de não utilizar nenhum tipo de produto de origem animal, seja de higiene, cosméticos, vestuário, medicinais, entre outros.

Dessa forma, mais do que um tipo de dieta, o Veganismo pode ser entendido como um estilo de vida.

 

Quais são as diferenças entre vegano e vegetariano?

De uma maneira geral, a principal diferença entre esses dois grupos é que o vegano expande a sua restrição de consumo animal para diversas outras áreas, que não só a alimentar. Logo, além de não comer carne animal, assim como o vegetariano, ele também não consome produtos de origem animal de uma maneira geral, sejam roupas, remédios ou produtos de beleza.

Desse modo, nenhum dos dois comeria um bife de carne de boi, contudo o vegetariano não teria problema em usar uma bota feita de couro, enquanto o vegano sim, por exemplo.  

Outra diferença clara está nas motivações para se tornar vegano ou vegetariano. No caso do veganismo, a motivação está totalmente relacionada a causa da proteção animal. Já no vegetarianismo, por ser um conceito ligado unicamente a alimentação, a escolha por esse tipo de dieta pode estar relacionada a questões de saúde também. Embora a causa animal ainda prevaleça como principal motivador.

Como foi possível perceber, o vegetarianismo é um conceito mais amplo que abarca inclusive o próprio veganismo. Sendo assim, todo vegano também é vegetariano, mas nem todo vegetariano é um vegano. Os dois grupos excluem a carne de sua dieta, porém os veganos são mais extremos nessa decisão e cortam também o uso e consumo de qualquer produto de origem animal.

Viu só? Assim, ficou fácil de entender, não é? Agora que você já sabe bem a diferença entre vegano e vegetariano, que tal compartilhar esse conteúdos com os seus amigos que ainda não sabem essa diferença?

Deixe uma resposta