Dieta sem glúten emagrece mesmo? Descubra toda a verdade

Você já deve ter ouvido falar que uma dieta sem glúten pode ajudar a emagrecer, não é? Mas, será que isso é verdade?

No início, as dietas sem glúten ficavam restritas às pessoas com a doença celíaca, que possuem alergia a essa substância. Contudo, elas se popularizaram nos últimos anos entre pessoas sem restrição alimentar, pela promessa de promover emagrecimento rápido.

Mas, será mesmo que o glúten é esse grande vilão?

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre as dietas baseadas na restrição do glúten e descubra se elas realmente funcionam.

 

O glúten

O glúten é uma proteína presente naturalmente em alguns cereais, como: trigo, aveia, centeio e cevada.

Dificilmente alguém come alguns destes cereais “in natura”, porém os alimentos derivados deles estão muito presente na mesa do brasileiro. Por exemplo: pães, bolos, biscoitos e cerveja.

Além disso, o glúten também pode ser encontrado em diversos preparos que aparentemente não tem nenhuma relação com os seus cereais de origem.

Isso acontece porque ele também é muito utilizado industrialmente para melhorar preparos em geral. Ele atua com espessante e também estabilizante de muitos produtos.

Por isso, que é tão difícil cortar esse alimento da dieta, sem nenhum suporte. Muitos alimentos não parecem, mas tem glúten. Como é caso dos molhos prontos: ketchup, maionese, shoyo.

 

Ok, mas ele traz algum problema para a saúde?

Algumas pesquisas não definitivas apontam o glúten como um dos causadores do surto de obesidade que acomete a população mundial. Isso, segundo os pesquisadores, seria causado pelo excesso de modificações genéticas feitas no trigo, ao longo dos anos.  Embora não seja algo conclusivo, certamente é algo para se ficar de olho.

Sendo assim, não há motivos para pânico. Até então, a única necessidade para cortar o glúten por questões de saúde, seria se você for celíaco. Caso contrário, não há problemas.

 

E quanto ao emagrecimento? Cortar o glúten faz emagrecer?

A boa notícia é que sim!

Uma dieta livre de glúten auxilia em um emagrecimento rápido, comprovado cientificamente. Não é à toa que diversas famosas já adotaram essa dieta, como a Isis Valverde, Juliana Paes e Kim Kardashian.

Porém, o motivo dela gerar emagrecimento na verdade não tem muito a ver com o glúten, mas sim o tipo de alimento que ele está contido.

Na maioria das vezes, os alimentos que contém a substância são altamente calóricos, ricos em gorduras e carboidratos, como pizza e biscoitos.

Portanto, ao cortar o glúten, você está por consequência eliminando também todos esses alimentos da sua dieta. Isso sim faz toda a diferença.

 

Se o glúten não tem nada a ver com isso, não é mais fácil só cortar os alimentos altamente calóricos?

Não, porque fica mais difícil.

Quais são esses alimentos calóricos? O que cortar das suas refeições?

Fica difícil planejar uma dieta de maneira tão solta. A ideia de permanecer evitando o glúten é que isso traz foco. Fica muito mais fácil saber o que evitar, tendo essa direção, do que apenas dizer que vai cortar calorias.

Então, se você deseja emagrecer, aderir uma dieta sem glúten é uma excelente escolha.

 

Como saber o que tem e o que não tem glúten?

Como já foi dito acima, nem sempre é tão fácil saber quando um alimento possui ou não glúten. Se for um produto de supermercado, isso vai estar sinalizado na embalagem.

Agora e quanto às receitas? Como saber se aquele prato que você adora preparar agora está proibido ou não? Ou, como adaptar as receitas comuns a essa realidade?

Você pode procurar essas informações na internet. Porém, não vai demorar para você perceber que não é assim tão fácil. Muito do conhecimento sobre esse tipo de dieta especial ainda não está disponível no Brasil.

Claro que você pode encontrar uma receita ou outra. Mas, quem quer ficar pulando de site em site buscando ideias?

O melhor seria encontrar tudo isso em um lugar só, não é mesmo?

E você pode, com a linha Gluten Free do Cardápio Inteligente Home Chefs!

 

O que é o Cardápio Inteligente Home Chefs?

Imagine comer cada dia um prato diferente, saboroso e totalmente sem glúten. Imagine economizar com o almoço no dia a dia e ainda assim, manter um estilo de vida saudável.

Agora o melhor, imagine poder fazer tudo isso sem ficar horas cozinhando e ainda sobrar tempo para você aproveitar a sua família.

TUDO ISSO, AGORA ESTÁ AO SEU ALCANCE.

O Cardápio Inteligente Home Chefs organiza a sua rotina alimentar, para que cozinhar se torne mais fácil e rápido.

Com a nossa linha Gluten Free você recebe toda semana um cardápio novo, pensado meticulosamente pelo nosso Chef e Nutricionista para lhe oferecer refeições nutritivas, porém variadas e deliciosas.

São 5 receitas para o dia a dia e uma especial para o final de semana, todas com o tempo de preparo máximo de 30 minutos.

Além disso, você recebe uma lista de compras com ABSOLUTAMENTE tudo o que você vai precisar para preparar as comidas. Dessa forma, o preparo dos pratos não são prejudicados por algum esquecimento.

 

Comece agora mesmo a ter uma alimentação saudável!

Se você quer ter uma refeição balanceada, o corpo que sempre sonhou e manter a saúde em dia, cozinhando apenas 30 minutos por dia, a hora é agora.

Clique agora mesmo no botão abaixo e conheça o Cardápio Inteligente!

Quero Conhecer o Cardápio Inteligente Agora!

2 Comentários


  1. Olá, Carmem. Obrigado pelo seu comentário!

Deixe uma resposta