Beber durante a refeição faz mal? Acabe com as suas dúvidas

Beber durante a refeição é um hábito bastante difundido no Brasil. Quem é que não almoça acompanhado de um suco ou pelo menos um copo d’água? Mas será que esse é um hábito saudável?

Os nutricionistas afirmam que não. Quer saber porque e o que esse hábito pode causar? Então, acompanhe a leitura!

O perigo de beber durante a refeição

Muita gente não sabe mas a digestão começa ainda na boca, onde as enzimas da saliva já iniciam a quebra molecular de alguns tipos de alimentos. Logo depois, o processo é finalizado no estômago, com a liberação de ácido gástrico. Esse é o processo normal.

Porém, quando a comida é ingerida com os líquidos, isso muda de aspecto. O líquido acaba atrapalhando a digestão, pois dilui as enzimas e concentração do ácido estomacal, o que pode prejudicar a absorção de alguns nutrientes.

Outro problema relacionado a este hábito é que ele confunde o nosso mecanismo biológico de saciedade, tornando a vontade de comer mais frequente.

Isso acontece porque uma das principais maneiras do nosso corpo entender que precisa comer ou não é a partir do nível de substância dentro do estômago. Assim, quando ele se esvazia, deveria significar que já está na hora de comer de novo.

Porém, o líquido possui um tempo de digestão mais rápido do que os alimentos e, quando vai embora, o corpo pode entender que está na hora de comer mais, mesmo ainda tendo um bolo alimentar a ser digerido. Com o tempo, isso leva as pessoas a comerem cada vez mais.

O jeito correto de se alimentar

Se você não quiser enfrentar essas consequências negativas, você precisa aprender a comer sem o acompanhamento de nenhuma bebida. A dica é só beber alguma coisa meia hora antes ou depois das refeições. Desse modo, você condiciona o seu corpo da maneira correta.

Outra forma de fazer isso, é adicionar mais alimentos ricos em água na sua dieta. Melancia, pepino, alface, tomate, couve-flor, entre tantos outros exemplos. Assim, você consegue consumir alimentos e líquidos de maneira saudável.

Concluindo, embora seja algo muito comum, beber durante a refeição não é um bom hábito a se cultivar. Ele gera uma dificuldade de absorção dos nutrientes e também pode ocasionar o ganho de peso.

Portanto, o melhor é fazer uma reeducação alimentar e aprender a comer sem a necessidade de uma bebida como acompanhamento. Opte por beber pelo menos 30 minutos antes ou depois. Dessa forma, você conseguirá obter uma dieta mais saudável.

Já que estamos falando sobre melhorar a dieta, que tal aprender a conseguir fazer escolhas alimentares mais saudáveis no dia a dia? Descubra como montar um cardápio saudável!

2019-03-28T16:58:41-03:00 28 de março, 2019|Blog|0 Comentários