11 alimentos para potencializar sua imunidade de forma natural

Imagine um castelo sem muros. Ele fica muito suscetível a invasões e ataques, não é? Assim, também fica o seu corpo, quando a imunidade está baixa. O sistema imunológico é parte do organismo que cuida justamente das defesas do corpo contra agentes externos, como vírus, bactérias e fungos. Por isso, é tão importante mantê-lo sempre fortificado, através de uma alimentação balanceada. 

Para te ajudar nessa missão, nós da Home Chefs separamos aqui 11 alimentos para inserir na sua rotina alimentar, que vão ajudar a potencializar a sua imunidade de forma natural.

 

1. Frutas cítricas

Esse é o grupo das frutas famosas pela sua alta concentração de vitamina C, aquela que todo mundo corre para comprar no inverno. Isso não é toa, a vitamina C é um poderoso antioxidante que promove resistência a doenças, principalmente respiratórias. Além disso, também atua facilitando a absorção de outros nutrientes. Laranja, tangerina, acerola, limão são alguns exemplos de frutas cítricas.

 

2. Morango

Muita gente não sabe mas o morango também é uma fruta cítrica, porque também conta com altas doses de vitamina C. Assim, também vale a pena mantê-lo presente na sua dieta, só que in natura e sem aditivos. Não adianta comer algo sabor morango ou jogar uma calda de chocolate em cima.

 

3. Vegetais verde escuro

Brócolis, couve, espinafre, vegetais como esses são ricos em ácido fólico. Esse nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela defesa do organismo.

 

4. Oleaginosas

Essas sementes e cereais são excelentes para a saúde. Elas são ricas em zinco, que fortalecem o corpo contra resfriados e gripes, além de vitamina E, que também aumenta a imunidade. Exemplos de alimentos desse grupo são: castanhas, nozes, amêndoas e sementes de girassol. 

 

5. Salmão

O peixe é um excelente alimento por diversos fatores. Ele é uma ótima fonte de proteína magra, ou seja, sem excesso de gordura. Porém, o seu maior trunfo é ser rico em ômega-3, que diminuem as chances de ter doenças cardíacas.

 

6. Gengibre

O gengibre é muito conhecido pela sua ação bactericida. Não é toa que está presente em muitos dos remédios para a garganta, ele possui um alto poder desinflamatório. Além de ser rico em vitamina C e B6. Vai muito bem em um cházinho ou até como um tempero exótico para a comida.

 

7. Alho

O alho está muito presente na casa do brasileiro, sendo um dos principais temperos para os mais diversos preparos. O que poucos sabem é da sua propriedade de fortalecimento do corpo. Rico em vitamina A, C e E, o alho é ótimo para tratar a tosse persistente e bronquite. 

 

8. Cebola

A principal dupla do alho também é excelente para o sistema imunológico. O alimento é rico em substâncias anti-inflamatórias e é um aliado contra vírus, bactérias, fungos e parasitas. Vale a pena continuar refogando tudo com um pouquinho de cebola.

 

9. Iogurte natural

O consumo regular de iogurte pode auxiliar na recomposição das bactérias benéficas da flora intestinal. Mesmo sendo bactérias, elas atuam em favor do organismo, expulsando os microrganismos ruins. Isso é importante, pois é função do intestino absorver os principais micronutrientes. Se ele não está bem, o corpo todo acaba sofrendo pela falta de nutrientes. Sendo assim, tome iogurte natural. 

 

10. Batata-doce

Se você acha que esse tipo de batata está restrito ao pessoal fitness, está errado. Na verdade, a galera fitness adora essa batata justamente pelos benefícios que ela tem. Além de ser um carboidrato melhor para o consumo, ela ainda é rica em vitamina A e em antioxidantes, que ajudam no fortalecimento do sistema imune. Por isso, são importantes para evitar as doenças infecciosas. 

 

11. Cogumelo shitake

O Shitake é um ingrediente chave da culinária japonesa. Aqui no Brasil não está muito presente, mas isso deveria mudar. O cogumelo é rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade. Por conta disso, ele tem sido cada vez mais receitado para se incluir na dieta, principalmente de idosos. 

Viu só, como adicionando apenas alguns ingredientes a mais na rotina alimentar, já é possível ter um grande avanço na imunidade? Ficou curioso para saber que pratos dá para preparar com esse ingredientes? Então, confira 7 refeições que auxiliam na imunidade.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.