Cinco dicas essenciais na hora de preparar sua marmita

Não é segredo pra ninguém: comer na rua está cada vez mais caro. Um levantamento recente feito pelo Datafolha apontou um custo médio de R$ 30,48 por refeição feita fora de casa.

Além do preço alto, quando comemos na rua não tem como saber a procedência dos alimentos e a qualidade do preparo. Por isso, cada vez mais pessoas tem optado por levar marmitas para o trabalho.

Mas você sabe os segredos para preparar uma boa marmita? Fique atento às dicas abaixo.

DICA #01 – Use o recipiente correto. O ideal é utilizar um recipiente de vidro, pois pode ir direto no forno ou microondas, é fácil de lavar e não fica com vestígios de outros alimentos. Se for usar plástico, o ideal é transferir para um prato antes de aquecer. As de alumínio não são recomendadas pois podem alterar o sabor de alguns alimentos e não vão no microondas.

DICA #02 – Compre uma bolsa térmica. Para transportar sua marmita, retire da geladeira no momento que for sair de casa, utilize uma bolsa térmica no transporte e coloque na geladeira assim que chegar ao trabalho. O ideal é que os alimentos fiquem no máximo uma hora fora da refrigeração. Se não tiver geladeira no trabalho, a bolsa térmica é mais importante ainda. Na verdade, é indispensável para garantir a qualidade dos alimentos e evitar uma intoxicação.

DICA #03 – Lave bem a vasilha da marmita. Terminada a refeição, é importante lavar o recipiente imediatamente, usando água e sabão em abundância. Atenção com os cantinhos para não deixar nenhum resto de comida.

DICA #04 – Separe os alimentos. Se possível, os principais alimentos devem ser separados em potes diferentes, principalmente a salada. Isso evita a contaminação de toda a marmita caso algum ingrediente venha a azedar por algum motivo.

DICA #05 – Evite frituras. As frituras não ficam boas quando requentadas, por isso prefira carnes grelhadas, assadas ou cozidas. O mesmo vale para batatas, por exemplo, que cozidas são muito melhores para levar na marmita.

Outro ponto de atenção é na noite anterior, quando preparar a refeição. Não espere a comida esfriar antes de colocar na geladeira. Vai contra os ensinamentos antigos, mas as geladeiras modernas dão conta. O ideal é guardar ainda quente na geladeira, sem tampa, e colocar a tampa quando esfriar. Isso diminui muito o risco de contaminação dos alimentos.

Gostou do conteúdo? Tem mais alguma dica? Coloque nos comentários!

Deixe uma resposta