8 Benefícios de Montar um Cardápio Semanal

Você já chegou na cozinha para fazer o jantar e percebeu que não fazia ideia do que iria preparar? Ou, até sabia o que desejava fazer, mas acabou desistindo por causa do tempo de preparo? Se sim, calma que você não está sozinho. Muitas vezes, a nossa rotina atarefada acaba nos empurrando para uma alimentação pouco saudável, mas não precisa ser assim. Basta utilizar um cardápio semanal.

Essa é uma das formas mais simples e práticas de se organizar para conseguir fugir das tentações e manter uma alimentação saudável. Parece muito trabalhoso para você? Então, confira 8 benefícios do cardápio semanal que podem mudar sua opinião!

Economize Dinheiro - benefício do Cardápio Semanal

1 – Economizar dinheiro

Quando você consegue planejar o seu cardápio semanal saudável, um dos principais benefícios que você observa logo de cara é a economia financeira. Primeiro porque planejando o que vai comer, você tem um estímulo maior para cozinhar mais. Assim, você passa a comer menos fora.

Outro motivo é porque isso torna as suas compras no supermercado mais efetivas. Como você sabe exatamente o que vai preparar, também tem uma noção mais clara daquilo que precisa comprar. Assim, você evita levar ingredientes desnecessários para casa.

Poupar tempo - benefício do Cardápio Semanal

2 – Poupar tempo

Existe coisa pior do que chegar em casa cansado e ainda tem que decidir o que preparar? Perde-se muito tempo imaginando o que preparar, depois conferindo se há os ingredientes em casa para fazer tal coisa e talvez ainda ter que ir ao supermercado para comprar algo que falta para a receita.

Com o cardápio semanal isso não acontece mais. Você consegue economizar muito tempo, porque tudo já está decidido antes. Assim também, as compras foram feitas com base nessas informações, então você tem certeza de que possui todos os ingredientes em casa.

Existem plataformas, como a Home Chefs, que fazem esse trabalho por você e já te entregam tudo prontinho.

Garantir mais nutrição - benefício do Cardápio Semanal3 – Garantir mais nutrição

Tendo essa visão mais panorâmica daquilo que você pretende preparar, lhe ajuda a fazer melhores escolhas. Durante a rotina, muitas vezes as pessoas escolhem o que comer baseado apenas no tempo de preparo, ou o que já estiver pronto, porque estão cansadas ou com pressa.

Fazendo um cardápio semanal você consegue parar de agir por impulso e assim pensar melhor nas suas escolhas, o que incentiva também o desenvolvimento de uma alimentação saudável infantil, nas crianças.

Perder peso - benefício do Cardápio Semanal4 – Perder peso

Mais um dos benefícios do cardápio semanal é a capacidade de controlar os alimentos que você traz para dentro de casa, evitando aqueles muito calóricos. Quando você usa um plano alimentar é possível montar uma lista de compras mais exata, deixando pouca margem para aqueles produtos tentadores, mas pouco saudáveis.

Assim, você preenche a sua despensa com alimentos saudáveis e mesmo que bata aquela vontade de comer algo mais calórico, você não vai ter essa opção em casa.

Variar as refeições - benefício do Cardápio Semanal5 – Variar as refeições

Durante a rotina corrida da semana, não tem coisa mais chata do que chegar em casa e ainda ter que pensar no que fazer, não é? Até porque, com todo o cansaço de final de dia, fica difícil ainda querer inventar muita moda na cozinha.

Assim, fazer aquele velho macarrão com alguma coisa, acaba sendo sempre uma das soluções. O problema é que com o tempo, essas receitas “tapa buraco” acabam enjoando. Ter um cardápio semanal ajuda a sair dessa monotonia.

Com ele você já tem definido as receitas que você vai preparar todos os dias, assim é possível variar as refeições e cozinhar mais rápido.

Evitar desperdícios - benefício do Cardápio Semanal

6 – Evitar desperdícios

O fato de se planejar vai fazer com que você cozinhe exatamente a quantidade a ser consumida. Assim, você evita exageros que poderiam gerar desperdícios, o que é mais um dos benefícios do cardápio semanal. Além disso, comer exatamente o que cabe nos potinhos (caso você leve comida para seu local de trabalho) ajuda você a se manter no peso ideal.

Administrar o tempo - benefício do Cardápio Semanal7 – Administrar melhor o tempo com o cardápio semanal

Com um cardápio semanal é você que está no controle da sua rotina. Você pode planejar refeições mais rápidas para os dias mais agitados e já programar receitas mais elaboradas para os dias mais tranquilos.

Além disso, você também é possível cozinhar maiores quantidades em um dia para poder comer também no dia seguinte. E como você já sabe tudo que vai preparar na semana, você pode, inclusive, adiantar algumas tarefas. Que tal já deixar os ingredientes picados? Ou cozinhar o arroz de manhã para já adiantar o jantar? Assim, fica mais fácil preparar tudo quando você chegar a noite.

Ajuda da família - benefício do Cardápio Semanal8 – Garantir ajuda da família

Ter ajuda de outras pessoas é mais um dos benefícios do cardápio semanal. Compartilhando o planejamento com a família, todos eles podem ajudar no preparo. Quem chegar antes em casa, já pode ir adiantando a receita da noite. Dessa forma, o trabalho não fica pesado para apenas uma pessoa.

Como foi possível perceber, existem diversos benefícios em usar um cardápio semanal para organizar a sua rotina alimentar. Porém, mesmo sendo muito útil, é preciso dedicar um certo tempo para montá-lo. Se você quiser facilitar ainda mais a sua vida na cozinha, basta utilizar o Cardápio Inteligente Home Chefs!

Um cardápio semanal personalizado ao seu perfil alimentar, com Cinco receitas testadas e com tempo de preparo de apenas 30 minutos. Além disso, você ainda pode gerar uma lista de compras a partir do seu cardápio e otimizar a sua ida ao mercado.

Deixe uma resposta