Dicas para não ganhar peso durante a quarentena

O isolamento social imposto pela crise do coronavírus gerou uma mudança  brusca de rotina na vida de muitos brasileiros. O modo de trabalhar, se relacionar e até mesmo de se alimentar mudou completamente nos últimos dias e é preciso tomar alguns cuidados quanto a isso. 

Em relação a alimentação, por exemplo, muita gente tem levado na brincadeira. Tanto que é possível encontrar na internet diversos comentários e memes sobre engordar durante a quarentena. O problema é que normalmente só consideram a estética nesse equação, quando o principal fator de risco é a saúde. 

A ansiedade gerada pelo confinamento impulsiona gatilhos para comer guloseimas e exagerar nas comidas rápidas, diminuindo muito a qualidade das refeições. Veja agora algumas dicas para ão ganhar peso durante a quarentena. 

 

Estabeleça horários

Permanecer tanto tempo dentro de casa pode fazer você perder a noção das horas e ficar com a rotina toda desconfigurada. Isso é ruim porque lhe estimula a comer mais vezes durante o dia. 

A dica aqui é estabelecer horários. Tente manter mais ou menos a mesma rotina que você tinha antes, respeitando os momentos das refeições. Isso é ainda mais importante em relação às crianças, que são as mais propensas a engordar nesse período. 

 

Movimente o corpo, mesmo que só um pouco

Se você estava pensando em voltar a realizar uma atividade física, chegou a hora! É essencial não deixar que o seu corpo caia no sedentarismo, durante esse período. Pense que, se antes você não fazia uma atividade física regular, pelo menos estava andando por aí, agora nem isso. 

Assim, separe um momento do dia para se exercitar, pelo menos umas 3 vezes na semana. Use os aplicativos de treino e aposte nos exercícios com seu próprio peso, para manter seu corpo em atividade.

 

Cozinhe mais para não ganhar peso durante a quarentena

Uma das maiores tentações durante esse período é se render as refeições mais fáceis, como delivery, comida congelada ou macarrão várias vezes na semana. Há uma busca comum das pessoas por compensação, em momentos difíceis como esse. A comida acaba sendo um dos “prêmios” mais comuns e principalmente as comidas mais gordurosas e açucaradas. 

A melhor maneira de combater isso é cozinhar. Tomar total responsabilidade sobre a sua alimentação e prepará-la. Aproveite o tempo livre a mais que você tem e experimente. Além de ajudar muito na qualidade das suas refeições, esse hábito também pode se tornar uma prática importante para se distrair um pouco das notícias. 

 

Planeje o cardápio da semana

Para conseguir cozinhar mais e comer melhor, em tempos em que as idas ao mercado estão reduzidas, o ideal é ter organização. Para isso, faça um planejamento das refeições que você deseja comer na semana. Pense de uma forma que consiga reaproveitar ingredientes e evitar o desperdício. 

Com as refeições planejadas e as compras feitas com exatidão, você fica quase sem desculpas para não cozinhar. Isso é um ponto a mais para conseguir negar as opções não saudáveis. Mas, como ninguém é de ferro, aproveite para deixar um dia nesse planejamento para uma pizza. Afinal, todo mundo merece um agrado, desde que seja de forma controlada. 

 

Mantenha o foco durante as refeições

Um hábito que pode fazer você estar exagerando na hora de comer é se alimentar de forma distraída, por exemplo enquanto ver TV. O ideal é que o momento de comer seja de foco completo. Isso te ajuda a assimilar melhor o que come e perceber quando está satisfeito. 

Ter refeições centradas também melhoraram a experiência com a própria comida. Desse jeito, você consegue prestar mais atenção nos sabores e texturas. Quem sabe isso não abre espaço para experimentar mais?

Como foi possível perceber, há um risco engordar durante esse período, o que é até normal, se isso não acontecer de forma exagerada. O problema é que um ganho de peso abrupto e descontrolado pode abrir a porta para doenças, além de baixar a imunidade. Por isso, siga as orientações para não ganhar peso durante a quarentena e levar esse tempo com leveza e responsabilidade.  

Se você quer colocar essa dicas em práticas já, o melhor é começar pela alimentação. Mas, se você não tem muito ideia ou tempo para pensar em refeições balanceadas, deixa que a gente te ajuda! Por meio da nossa plataforma, você recebe cardápios personalizados aos seus gostos e necessidades nutricionais, além da lista de compras com tudo o que precisa. Dessa forma, fica muito fácil se organizar para comer melhor todo dia.

Quer receber um planejamento alimentar completo e personalizado aos seus gostos? Então, confira a plataforma Home Chefs.

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.