Cardápio semanal: como planejar as refeições da sua família e economizar

Você está exagerando nos pedidos de comida pronta? Queria conseguir cozinhar mais vezes em casa, mas rotineiramente é pego pela preguiça? Ou, até consegue disposição mas logo é surpreendido pela falta de ingredientes na despensa? Não precisa se sentir culpado. Essa é uma situação comum na maioria das famílias atualmente. Porém, existe uma solução e ela se chama: cardápio semanal.

Essa é uma forma simples de organização das suas refeições, mas que faz toda diferença para conseguir cozinhar mais rápido, ter pratos mais nutritivos e fazer melhores listas de compras, evitando o desperdício.

Neste texto, você aprenderá um passo a passo para criar o seu próprio cardápio da semana, baseado na sua rotina e algumas dicas extras para otimizar o processo. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura!

Como montar o seu cardápio semanal

Elaborar um cardápio saudável que lhe auxilie na preparação das suas refeições durante a semana, não é uma coisa difícil. Porém, requer disciplina e organização. Sendo assim, confira agora o passo a passo para você fazer o seu próprio planejamento.

1. Defina a quantidade de pessoas e observe as suas restrições alimentares

O primeiro passo dessa estratégia é saber para quantas pessoas você vai cozinhar. É um jantar para muitos amigos ou só para a sua família? Só assim, você poderá definir com precisão, a quantidade dos ingredientes que precisa comprar e montar a sua lista de compras. Pense nos hábitos da sua família e descubra quantas refeições vocês fazem ou pretendem realizar em casa. Pode ser que um dia alguém almoce em casa e outro não, por aí vai.

Aproveite para registrar também se há alguma restrição alimentar entre os que se alimentam da sua comida, para que você já pense nas receitas do seu cardápio semanal, contando com isso.

2. Avalie o seu tempo disponível para cozinhar

O próximo passo é refletir sobre quanto tempo você possui disponível para essa tarefa. Tente ser bastante honesto nesse momento, nem muito otimista, nem pessimista. Caso contrário, você estará se enganando e o planejamento não dará certo. Mas, não se esqueça que cozinhar a própria comida requer mais tempo do que esquentar uma comida pré-pronta, então também não crie metas irreais.

Ter uma noção realista aqui ajudará bastante na hora de escolher as receitas. Se ela tiver um tempo de preparo superior ao seu tempo disponível, você já pula para a próxima.

3. Escolha as refeições de cada dia

Agora sim é o momento da criatividade. Usando tudo o que já foi definido previamente com parâmetro, sinta-se livre para escolher todo o tipo de receita que desejar. Utilize blogs e canais de culinária como referência para fugir da rotina de vez em quando. Também vale ligar para mãe pedindo umas sugestões. Mas, não se sinta mal por repetir pratos algumas vezes. A ideia é melhorar a qualidade da alimentação, não transformar a sua casa em um restaurante.

Sendo assim, repetir o almoço na janta está mais que permitido. Se houver dias que você já costuma comer fora ou pedir comida, normalmente na sexta a noite ou fim de semana, pode deixar esses dias sem sugestão de receita.

4. Elabore o cardápio da semana

Com todos esses dados em mãos, agora é preciso organizá-los. Elabore uma tabela que contenha todos os dias das semana e as sessões de cada refeição que você pretende preparar. Nesses quadrantes, anote todas as receitas que previu para a semana e depois cole essa tabela em um lugar visível. Dessa forma, não só você, mas todos da família ficam a par do cardápio semanal.

5. Vá às compras

Com todas as refeições planejadas e documentadas fica muito mais fácil listar o que comprar. Relembre da quantidade de pessoas para calcular melhor as porções e conseguir ser o mais exato possível nas compras.

Quando estiver no supermercado, se atenha a sua lista. Se concentre para não ser tentado por outros produtos que não terão uso nas receitas que você planejou. Dessa forma, você consegue economizar no supermercado e evita o desperdício de comida.

6. Estabeleça uma rotina

Para se organizar, estabeleça uma rotina, definindo o melhor dia da semana para você planejar o seu cardápio semanal e para ir às compras. Se possível, faça tudo no mesmo dia, assim você economiza tempo. Essa disciplina lhe ajudará a não perder o ritmo e não desistir do projeto no meio do caminho.

Dicas extras para planejar o cardápio da semana

Tire um dia para adiantar o processo

Uma excelente dica para agilizar a preparação das receitas durante a semana é já deixar algumas coisas adiantadas. Escolha um dia que o seu horário costume ser mais livre para já adiantar o preparo de alguns alimentos.

Você pode, por exemplo, já deixar o feijão preparado e congelado em potinhos, reservar uma porção de frango desfiado refogado, adiantar alguns molhos, picar vários tipos de legumes e conservar, entre outros. Assim, durante os dias corridos, o preparo das receitas será mais objetivo.

Mantenha sua despensa organizada

Parece bobeira essa dica, porém ela muito importante. Manter a sua despensa arrumada lhe ajudará bastante na hora de listar os ingredientes que você deve comprar no mercado. Quando ela está bagunçada, é difícil enxergar tudo o que tem lá dentro e abre a brecha, inclusive, para que alimentos percam a validade, sem serem utilizados.

Portanto, crie o hábito de arrumar as compras assim que você chega do supermercado. Assim, tudo já vai ficar arrumado para os resto da semana.

Curtiu as dicas sobre como planejar um cardápio semanal? Como foi possível perceber, essa é uma ótima forma de não só economizar dinheiro, mas também melhorar a qualidade dos pratos que você oferece para a sua família, o que é muito importante principalmente para uma alimentação saudável infantil.

Porém, mesmo percebendo o valor nessa prática, talvez você não tenha tempo disponível na sua rotina para elaborar um cardápio novo toda a semana. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer a Plataforma Home Chefs

O jeito mais fácil de montar o seu cardápio semanal…

A plataforma Home Chefs é a solução ideal para quem cozinha em casa e busca uma reeducação alimentar duradoura. Através de uma exclusiva inteligência artificial, a ferramenta monta seu cardápio da semana, baseado nos seus gostos e para quantas pessoas você cozinha.

Montar um cardápio semanal saudável e gostoso nunca foi tão simples e prático, você vai receber sugestões para o café da manhã, almoço e jantar; as receitas encontradas na plataforma possuem o tempo de preparo de até 30 minutos, além disso, o sistema gerar uma lista do supermercado com todos os ingredientes que você vai precisar!

Clique no botão abaixo e descubra de perto como facilitar a sua vida na cozinha de uma vez por todas!

Deixe uma resposta