Qual é a importância da água para a saúde?

Quando olhamos para a natureza, fica fácil perceber a importância deste elemento. Afinal, uma das únicas coisas que há em comum entre todos os seres vivos é justamente ela. Os animais, plantas e, inclusive, nós somos formados basicamente por água.

De uma forma geral, todos sabem que a água é essencial para a vida. Mesmo assim, no cotidiano ela não costuma receber a devida atenção. Temos a visão geral, mas nem sempre sabemos a importância da água para o nosso organismo de forma específica.

Descubra agora a influência que a água tem na sua saúde e como atua no seu organismo.

Qual é a importância da água para a saúde?

Para ter um parâmetro, a água representa cerca de 60% do peso total de um ser humano adulto e no caso das crianças esse valor pode chegar até 80%. Com um detalhe: ela não é estocada pelo nosso corpo, nem mesmo produzida, sendo de vital importância que ela seja reposta sempre.

Para o corpo, ela possui diversas funções. A água é um poderoso solvente, estando relacionada a praticamente todas as reações do nosso corpo. Ela é fundamental para o transporte de substâncias, tanto para levar nutrientes às células, como para eliminar toxinas e também serve para regular a temperatura corporal.

Essas são apenas algumas das suas principais funções, porém a água ainda desempenha diversos outros papéis no corpo.

Quais são os benefícios de se hidratar corretamente?

Como já foi possível perceber, beber água é um hábito essencial para os seres vivos, afinal sem ela não existe vida. Contudo, tem como se hidratar apenas o mínimo suficiente ou fazer da forma correta. Descubra agora quais são os principais benefícios de você se hidratar melhor.

Bom humor e melhor raciocínio

Todas as células do nosso corpo precisam de água para funcionar corretamente. Isso não é diferente com os neurônios, que precisam dela para transmitir os seus impulsos elétricos. Quando a quantidade do líquido não é o ideal, esse processo é prejudicado. Assim, o raciocínio não vai funcionar na sua melhor performance e o humor também pode ser prejudicado.

Rins saudáveis

Você já sabe que os rins têm a função de filtrar os líquidos do nosso organismo, não é? Essa tarefa fica muito mais fácil quando há mais fluidez do líquido. Quando ingerimos a quantidade correta, as partículas do nosso corpo ficam mais diluídas, o que evita os temidos cálculos renais.

Intestino regulado

Muitas vezes a dificuldade na hora de evacuar está ligada a desidratação. Garantir a cota ideal de água ajuda bastante o trânsito no intestino, pois deixa o bolo fecal mais pastoso. Além disso, a água também ajuda a estimular os movimentos peristálticos.

Circulação sanguínea otimizada

A falta de água no corpo deixa o sangue mais viscoso e favorece a queda da pressão arterial. Com isso, o sangue se move com mais dificuldade, o que significa que alguns órgãos podem não ser irrigados corretamente.

Você está ingerindo a quantidade diária ideal de água?

Os especialistas afirmam que um adulto deveria ingerir pelo menos 2 litros e meio de água por dia, para manter o bom funcionamento do organismo. É claro que esse valor depende do clima, estado de saúde e tipo de atividades que o indivíduo realiza, porém essa é a média.

A pergunta que fica é: como saber se alcancei essa meta? Contabilizar cada copo de água que você ingere é uma tarefa muito trabalhosa. Fora que os alimentos também fornecem água, mesmo que em menor quantidade. Então, não daria para fazer essa conta exata.

O que dá para fazer é ficar atento aos sinais que o seu corpo apresenta, para conferir se ele está saudável. Por exemplo: boca seca, lábios rachados e sede persistente não são coisas comuns. Se você estiver apresentando isso, pode significar um início de desidratação.

Outro sinal muito evidente é a urina. O ideal é que ela esteja bem clarinha. Se estiver em um tom muito escuro pode significar que você está precisando beber mais água.

Como foi possível perceber, a importância da água para manter a saúde do organismo é muito grande. Portanto, procure sempre se manter hidratado e fique atento aos sinais que o corpo pode te mandar que indiquem a desidratação.

2019-03-21T16:33:42-03:00 21 de março, 2019|Blog|0 Comentários