Lista de compras de supermercado: dicas para montar a sua

Fazer compras no supermercado é uma tarefa polêmica. Tem gente que odeia e tem gente adora. Mas, uma coisa não muda em nenhum desses dois grupos de pessoas: sem organização, todos podem estar gastando mais dinheiro que o necessário. Por isso que é uma boa ideia você montar uma lista de compras de supermercado.

É bem provável que você já tenha ouvido essa dica em algum lugar, ou até testado você mesmo. Porém, criar uma lista de compras efetiva, que não falte ou sobre nenhum ingrediente, não é algo que se faz em 2 minutos.

Sendo assim, confira agora 5 dicas simples para você montar a sua lista e evitar o desperdício.

1. Não confie na sua memória

Por mais que seja uma compra rápida, de poucos itens, o ideal é que você sempre anote essa lista em algum lugar. Pode ser no celular ou em um pedaço de papel mesmo, mas transforme a sua lista mental em algo físico. Só assim você tem condições de conferir se está de fato levando para casa tudo o que precisa.

Chegar em casa e perceber que você esqueceu um item importante para a receita é bastante decepcionante.

2. Faça um cardápio semanal

Um jeito fácil de você conseguir ser mais exato nas suas compras é sabendo exatamente o que você vai preparar. Fazer uma previsão geral de um mês inteiro, como é o costume do brasileiro fazer, estocando os ingredientes, abre muito margem para erros. Por isso, não é incomum que sobre ou até estrague certos alimentos na geladeira, ao mesmo tempo que faltam outros, e você ainda precise fazer compras pontuais toda semana.

A melhor estratégia é você fazer um cardápio semanal. Ou seja, tirar um dia tranquilo para planejar todas as refeições que você pretende fazer durante a semana. Assim, você consegue variar mais os tipos de refeição e ter uma noção mais clara dos ingredientes que precisa comprar para a semana.

3. Confira a sua despensa

Antes de montar a sua lista de compras de supermercado, não se esqueça de dar aquela espiadinha na sua dispensa. Confira o que está em falta, o que ainda tem e a validade desses produtos. Com essa informação em mãos, você consegue montar uma lista com apenas aquilo que você precisa, evitando o desperdício.

4. Separe os produtos por categoria

Assim como todos os produtos do supermercado são divididos por categorias, é uma boa ideia que você também faça isso com a sua lista de compras. Assim, cada vez que você passar por um setor no supermercado, você conseguirá pegar todos os produtos da sua lista que estão relacionados a ele.

Sem essa organização, você vai ter passear os olhos na lista inteira a cada novo corredor e ainda corre o risco de esquecer alguma coisa. Pode ter certeza que fazendo assim, você vai economizar muito tempo no mercado.

5. Use uma lista de compras pronta como base

Uma boa dica para agilizar esse processo de montagem da lista é usar outra lista como base para a sua. Certos ingredientes costumam se repetir todo mês nas suas compras, portanto não tem porque você correr o risco de esquecer deles alguma vez.

Para começar você pode baixar um modelo padrão, baseado nas dietas mais comuns dos brasileiros. E, nas próximas vezes, você pode reciclar a listas passadas, sempre fazendo as adaptações necessárias. Com o tempo, você conseguirá chegar em um modelo ideal para a sua realidade.

Gostou das dicas para fazer a sua própria lista de compras de supermercado? Desse jeito você vai conseguir economizar muito tempo na hora das compras e também evitar o desperdício de alimentos. Se você quiser ir ainda mais longe na economia, confira o nosso post com 7 dicas para economizar no supermercado.

O jeito mais fácil de montar o seu cardápio semanal…

A plataforma Home Chefs é a solução ideal para quem cozinha em casa e busca uma reeducação alimentar duradoura. Através de uma exclusiva inteligência artificial, a ferramenta monta seu cardápio da semana, baseado nos seus gostos e para quantas pessoas você cozinha.

Montar um cardápio semanal saudável e gostoso nunca foi tão simples e prático, você vai receber sugestões para o café da manhã, almoço e jantar; as receitas encontradas na plataforma possuem o tempo de preparo de até 30 minutos, além disso, o sistema gerar uma lista do supermercado com todos os ingredientes que você vai precisar!

Clique no botão abaixo e descubra de perto como facilitar a sua vida na cozinha de uma vez por todas!

Deixe uma resposta