Como economizar no supermercado: descubra 7 dicas incríveis!

Você já chegou do supermercado e se arrependeu de ter comprado alguns produtos? Ou, percebeu, ainda no caixa, que as compras estouraram o seu orçamento? Quem nunca pecou pelo excesso ao ir às compras que atire a primeira pedra. Esses estabelecimentos são totalmente pensados para gente gastar mais e mais. Portanto, se você quer economizar no supermercado, tem que ficar atento!

Sendo assim, confira agora 7 dicas que vão lhe ajudar a se organizar e a desviar das armadilhas presentes nesses locais.

1. Evite levar as crianças para fazer compras

Nem sempre é possível fazer isso, mas se você conseguir será bem melhor para o seu bolso. As crianças são alvos fáceis para o marketing do estabelecimento, que tem inclusive estratégias específicas para persuadi-las. Por exemplo: deixar os doces e biscoitos nas prateleiras mais baixas para que as crianças possam alcançar, o que não é nada bom para uma alimentação saudável infantil.

Além disso, os pequenos também exigirão boa parte da sua atenção, o que lhe deixará mais desatento e sujeito a gastar mais.

2. Elabore um cardápio semanal

Uma dica clássica para quem quer economizar no supermercado, que provavelmente você já ouviu falar, é fazer listas de compras. Isso, de fato, ajuda bastante, porque torna a compra mais objetiva, reduzindo as chances de você levar produtos que não precisa no momento.

Porém, como decidir o que comprar, se você não tem ideia do pretende preparar na cozinha nesse período? Uma maneira de você aprimorar as suas listas é elaborando cardápios semanais. Pare para refletir sobre o que você pretende preparar durante a semana e faça um menu. Tendo essa noção clara dos pratos que vai cozinhar, fica muito mais fácil criar listas de compras precisas.

3. Não vá ao supermercado com fome

Um dos maiores erros que você pode cometer ao ir ao supermercado é fazer isso de barriga vazia. A fome durante as compras é um grande inimigo. Ela mexe com a nossa cabeça e nos torna mais suscetíveis a levar supérfluos para casa. Sendo assim, procure se alimentar bem, antes de ir às compras.

4. Evite fazer compras mensais

Fazer a compra do mês já é um hábito estabelecido do brasileiro, contudo essa não é a melhor prática quando o assunto é economizar no supermercado. Embora seja muito mais cômodo ter que fazer, carregar e guardar as compras apenas uma vez ao mês, no fim das contas a praticidade pode pesar no bolso.

É muito difícil calcular com exatidão as quantidades e os produtos necessários para um período tão grande. Por isso, não é incomum que o consumidor exagere na compra de alguns itens.

A melhor solução é fazer compras quinzenais, ou até mesmos semanais. Assim, é possível controlar melhor o orçamento das compras e também o prazo de validade dos produtos, evitando o desperdício.

5. Aproveite os dias de promoções para economizar no supermercado

Muitos supermercados fazem dias especiais para algumas seções de produtos, oferecendo descontos. Se organize para comprar tais produtos nesses dias, assim poderá economizar no supermercado. Mas, fique atento. A maioria das vezes os descontos em alguns produtos são compensados com o aumento no preço de outros. Então, se for aproveitar as promoções, se atenha aos itens anunciados.

6. Esteja aberto aos produtos novos

Você é daquelas pessoas que é fiel às suas marcas de produtos? Essa prática tem as suas vantagens e desvantagens. O ponto positivo é que você já conhece e confia na qualidade, contudo com o tempo a tendência é que esse artigo fique cada vez mais caro. Desse modo, não hesite em testar novos produtos. Nem sempre dará certo, porém essa pode ser uma grande chance de economizar no supermercado.

7. Confira os preços no caixa

Depois de tanto andar, procurar produtos e esperar em filas, é bem provável que ao final disso tudo você só queira ir para casa o mais rápido possível. Porém, é no momento de passar os itens no caixa que deve ter a maior atenção, para conferir o que sendo registrado. Pode acontecer de algum produto ser duplicado, ou alguma promoção ainda não estar atualizada no sistema, portanto fique de olho atento para não sair perdendo.

Viu só? Economizar no supermercado não é tão difícil, quando a gente se organiza. Portanto, use essas dicas para lhe ajudar nas próximas compras. No fim do mês você perceberá o resultado.

Porém, se você achar que ainda assim não conseguirá aplicar tudo isso em sua rotina, existe uma maneira de conseguir economizar no supermercado, sem precisar investir tanto tempo do seu dia: o Cardápio Inteligente Home Chefs.

Com ele, você recebe um cardápio montado por chefs e nutricionistas toda a semana, com receitas pensadas para serem feitas em até 30 minutos no máximo. Além disso, você ainda pode gerar um lista de compras com todos os ingredientes necessários, para otimizar as compras e ajudar você a economizar. Confira essa solução que vai transformar sua relação com a cozinha!

1 comentário


  1. Gostei! Muito boas essas informações, ainda não vi o cardápio, mas acho que vou gostar mais ainda. Estou entusiasmada a me organizar melhor. Obrigada!

Deixe uma resposta