Alimento para emagrecer: descubra 16 opções para adicionar no seu cardápio

Home/Blog/Alimento para emagrecer: descubra 16 opções para adicionar no seu cardápio

Para um ingrediente ser considerado um alimento para emagrecer não existe uma regra fixa. Porém, de uma maneira geral, são aquelas comidas que aceleram o metabolismo, aumentam a saciedade, ajudam a queimar calorias, evitam a retenção de líquidos, além de algumas outras características.

Eles sozinhos não fazem milagres, mas combinados com uma dieta saudável e variada, além da prática de exercícios físicos regulares, esses alimentos podem potencializar os seus resultados.

Confira agora uma lista com 16 opções para você escolher e adicionar na sua rotina alimentar.

1. Arroz integral

Diferente do arroz branco, o tipo integral possui muito mais fibras. Isso contribui para que o alimento possua um baixo índice glicêmico, o que permite um nível de saciedade maior, que dura por mais tempo.

Além disso, ele é rico em selênio, zinco e antioxidantes, que auxiliam na melhora da circulação sanguínea.

2. Beringela

A beringela é um ótimo alimento para emagrecer, já que ela é muito nutritiva, mas possui poucas calorias. Como é rica em fibras, também ajuda no bom funcionamento do intestino e no combate ao colesterol ruim. Além de também favorecer a sensação de saciedade.

3. Aveia

A aveia é rica em proteínas e em fibras solúveis que concedem saciedade e também regulam o intestino. Ela faz isso controlando a glicemia e o colesterol alto. Dessa forma, a fome demora mais tempo para chegar.

4. Chá verde

O chá verde costuma ser um bom amigo daqueles que desejam emagrecer, por ter propriedades termogênicas. Isso significa que ele acelera o metabolismo, que por sua vez auxilia na queima de gordura.

5. Melancia

A Magali não poderia ter escolhido uma opção melhor como fruta favorita. A melancia possui poucas calorias e muita água. Logo, é excelente para perder peso e até controlar a pressão alta.

A fruta também combina muito bem com outros alimentos para emagrecer, sendo muito usada como base para sucos detox.

6. Canela

A canela é um alimento termogênico, assim levanta o metabolismo e facilita a queima de gordura. Como não é nada comum alguém comer a canela pura, a ideia é que você a adicione em outros preparos.

7. Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína vegetal. Logo, é ótimo para substituir as carnes gordas da sua dieta. Outra vantagem deste alimento para emagrecer é que ele é rico em fibras solúveis, que quando digeridas formam géis no estômago, formando bolos alimentares viscosos.

Essa substância garante uma saciedade que dura por mais tempo e evita o comer por impulso.

8. Pimenta

A pimenta é um alimento polêmico, nem todo mundo gosta da ardência que ela deixa na boca. Porém, ela pode ser um excelente aliado, não só para o sabor da sua comida, mas também para saúde.

A capsaicina, que é o que garante a ardência das pimentas, também é o seu melhor aliado. Ela auxilia no controle do apetite, dificulta o acúmulo de gordura pelo corpo, além de acelerar o metabolismo.

9. Abacate

Na cultura do povo asteca, o abacate era considerado uma fruta dos deuses. Não era nenhum exagero, afinal não são poucos os benefícios que a fruta traz para a saúde. Ele é rico em fibras, potássio além de gordura boa.

Outro ponto positivo é que você pode comê-lo de diversas formas: in natura, batido em vitaminas, em receitas doces e até salgadas. O abacate é uma fruta muito versátil e nutritiva. Não o deixe de fora da sua dieta.

10. Gengibre

O gengibre é muito utilizado para dar um saborzinho diferente nos pratos, para tratar dor de garganta ou apenas esquentar num dia frio com um cházinho. Porém, o grande benefício mesmo desta raiz é que ela acelera o metabolismo e auxiliar na queima de gordura. Bacana, né?

11. Pera

A pera é uma excelente opção de lanche entre as refeições. Ela fornece energia e diversos nutrientes essenciais, com poucas calorias. Um dos seus elementos que vale a pena destacar são os flavonoides.

Essa substância tem um poder antioxidante, que previne o envelhecimento precoce. Também possui uma capacidade anti-inflamatória, analgésica e antiviral.

12. Banana

Se você precisa de um alimento para o seu pré-treino, a banana pode ser o ideal. Ela é rica em carboidratos, mais até do que a maioria das frutas, porém é quase livre de gorduras. Por isso, é perfeito para quando há a necessidade de energia.

Além disso, a fruta é rica em minerais como potássio e magnésio para evitar câimbras na hora do exercício. Também é rica em fibras e vitamina C.

13. Brócolis

Fonte de proteínas, fibras e com pouquíssimas calorias, o brócolis é um ótimo alimento para emagrecer que deve ser incluído no seu cardápio. Pode servir com um bom substituto de carnes, na hora de obter proteínas para o seu pós-treino.

14. Batata-doce

A batata-doce costuma ser a queridinha dos fãs de academia, mas mesmo se você não for tão ativo, ela também pode servir para emagrecer. Como a batata comum, ela também é rica em carboidratos, porém possui um baixo índice glicêmico. Assim, não dá picos de glicose no seu sangue.

Além disso, é rica em fibras, o que ajuda bastante na hora de controlar o apetite. Aproveite que ela é muito versátil e teste ela nas receitas do seu cardápio para emagrecer. Só dê preferência para prepará-la assada ou cozida, não frita.

15. Tapioca

De uns tempos para cá, a tapioca se tornou o substituto fit do pão. Não é para menos, ela não possui glúten, açúcar, sódio e possui um índice glicêmico mais baixo. Logo, é uma boa opção para o café da manhã e lanches em geral.

Contudo, é preciso ficar atento, apesar de ser uma opção melhor do que o pão, ela continua sendo calórica. É preciso saber o melhor momento para comê-la e com o que rechear. Uma boa sugestão é combinar uma proteína magra com folhas.

16. Azeite

Mais do que um excelente tempero para a salada, o azeite é uma ótima fonte de gordura boa. Ele ajuda a promover a queima de gordura e dar saciedade também. Sendo assim, pode usar azeite à vontade.

Mas, é importante frisar que esses benefícios não são garantidos quando o azeite é usado para fritar alimentos. A alta temperatura pode mudar as características naturais do alimento. Dê sempre preferência para usá-lo na sua versão natural.

Então, qual desses alimentos para emagrecer pretende adicionar na sua rotina? Tire um dia tranquilo da sua semana para organizar as suas refeições e preparar um cardápio para a semana. Separando esse horário específico para isso, fica mais fácil pensar em pratos que consigam tirar melhor proveito destes ingredientes.

Se você não souber bem como organizar o que você vai comer na semana, confira o nosso post sobre Cardápio Semanal.

2019-04-11T15:25:13-03:00 11 de abril, 2019|Blog|0 Comentários

Deixe um comentário