10 alimentos que podem ser congelados e você não sabia

Quem nunca ficou com dó de ter que jogar alimentos fora? Acontece nas melhores famílias. Às vezes você compra imaginando no que vai preparar, mas no dia a dia acaba esquecendo ou nem tem tempo de usar tudo o que comprou, acaba indo pelo mais prático. 

Você pode resolver isso se organizando melhor, criando cardápios semanais e lista de compras, mas também aprendendo a conservar os alimentos por mais tempo. A melhor maneira de fazer isso é pelo congelamento. Por isso, separamos aqui uma lista de alimentos que você pode congelar mas que talvez você não saiba. Confira!

1. Banana

Se a banana está madura e você não tem muito ideia do que fazer com ela, não espere ela estragar. Descasque, corte em pedaços e congele. Assim, você ainda pode utilizá-la depois em shakes e até em doces e outras receitas. 

2. Ovo

Muita gente não sabe mas é possível congelar ovos. Só não pode esquecer de tirá-los da casca. Se você botar o ovo inteiro no congelador, o líquido do seu interior expande e acaba quebrando a casca. O resultado será apenas você tendo que limpar o congelador. Então, retire a gema e clara da casca e coloque-as, em um recipiente hermeticamente fechado, juntas ou separadas. Não se esqueça a quantidade que você colocou em cada pote, para quando for usar depois.

3. Pão

Comprou pão demais? Jogar fora nem pensar. Se não quiser fazer torradas, bota no congelador. Basta você fatiá-lo, enrolar em folhas de alumínio e colocar no congelador. Quando quiser usar depois, basta colocar direto no forno, por uns 15 minutos.

4. Tomate

Sendo um alimento com bastante água, o tomate quando descongelado não fica no mesmo aspecto que fresco. Portanto, ele não será consumido como tal, se tiver sido congelado. A dica aqui é congelar restos de tomates para usar em molhos e pastas. Para isso, fica ótimo!

5. Ervas frescas

Comprou ervinhas mas não usou tudo? Não deixe elas murcharem e estragarem. Separe as folhas e fatie os talos e coloque-as em forminhas de gelo. Você preencher com azeite ou água mesmo, se quiser economizar. Quando quiser usar, pode acrescentar o cubo direto na panela. 

6. Queijos

Para congelar queijos é preciso ter cuidado. Não são todos que ficam bons. Os queijos mais frescos e com muita água não são recomendados. Congele apenas os queijos mais duros e amarelos, como a mussarela e o prato. Os brancos e mais molinhos consuma na hora. 

7. Abacate

Você já deve ter percebido que os abacates depois que amadurecem, não duram muito. Para congelá-lo, faça o seguinte. Corte ao meio, retire a semente, acrescente um pouco de suco de limão para evitar que ele escureça e guarde um bom recipiente. Se quiser também pode armazenar ele já amassado, nesse caso guardar em um saco à vácuo é o melhor. 

8. Leite

O leite pode ser congelado normalmente. O único cuidado deve ser para deixá-lo descongelar naturalmente, não use uma fonte de calor. De preferência, deixe-o descongelar na geladeira. 

9. Massa

Congelar massas é uma ótima forma de ter uma refeição rápida sempre a mão. Para isso, primeiro cozinhe, antes de congelar. Depois, porcione da melhor forma, para não se perder na quantidade. 

10. Cebola picada

Picou cebola demais para a receita? Não deixe estragar. Congele a sobra para usar quando precisar. Você também pode fazer isso em grande quantidade, para não perder esse tempo durante o preparo no dia a dia. 

Que tal ir além e aprender algumas refeições completas que são boas para congelar? Por meio da nossa plataforma, você recebe um planejamento completo de cardápio, baseado completamente nos seus gostos e necessidades alimentares. Inclusive, por lá você também pode filtrar apenas pelas refeições que são boas para congelar. Conheça a plataforma Home Chefs!

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.