Em tempos de coronavírus, descubra como se alimentar de forma saudável e segura

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Em todo o Brasil, muitos estados estão tomando medidas preventivas contra o coronavírus, restringindo a circulação de pessoas nos ambientes públicos. Empresas estão liberando seus funcionários para trabalhar home office, instituições de ensino suspenderam as aulas; a recomendação geral é ficar em casa o máximo que puder.

Essas mudanças geram impactos na rotina de todo mundo e muitas dúvidas, principalmente relacionadas a alimentação. O que comer, preparar ou pedir comida, como fazer compras de forma segura, esses são alguns exemplos de dúvidas que podem passar pela sua cabeça. Compilamos algumas dicas para você conseguir se alimentar de forma saudável e seguro durante a quarentena.

Cozinhe mais 

Comer fora de casa não está proibido, mas se você puder evitar é melhor. Não há histórico de transmissão via alimentos, até porque o vírus morre durante o cozimento. O real problema de frequentar restaurantes está em se expor a mais pessoas. Assim como também aos objetos de uso comum, que você não sabe se foi corretamente higienizado, como pegadores, comanda, sachês de molho. 

Tire esse tempo para se aventurar mais na cozinha. Deixe as refeições prontas e delivery para o último caso. Esses tipos de refeições, embora rápidas e gostosas, costumam ser mais pobre em nutrientes, o que não é o ideal nesse momento. Sendo assim, confira abaixo os alimentos que você pode incluir na sua alimentação para aumentar a sua imunidade.

 

Alimentos para aumentar a imunidade 

Imunidade é como chamamos a capacidade do nosso organismo de se defender de agentes externos, como o vírus Covid-19. Já adiantamos que não existe um alimento mágico. Não tem nada que você vá comer que vai te curar ou impedir completamente de adquirir doenças. Porém, ter uma imunidade alta, diminui as chances disso acontecer.

Você pode conferir abaixo alguns dos ingredientes que podem ajudar a aumentar sua imunidade:

Frutas cítricas

Laranja, acerola, maracujá… frutas desse tipo são ricas em vitamina C, que aumenta a resistência do organismo. 

 

Vegetais verde escuro

Esse tipo de alimento é importante porque é rico em ácido fólico, um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Alguns exemplos são brócolis, couve, espinafre.

 

Alimentos com zinco

O zinco ajuda a combater resfriados, gripe e outras doenças do sistema imunológico. Pode ser encontrado em carnes, cereais, castanhas, sementes, entre outros.

 

Gengibre

O gengibre é um forte bactericida, que é rico em vitamina C e B6. Por isso, é excelente para fortalecer o sistema imunológico. 

 

Iogurte natural

Esse alimento ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal. Isso é importante porque um intestino saudável absorve melhor os nutrientes. 

Se você quiser conhecer algumas sugestões de receitas com esses alimentos, basta conferir o nosso artigo “7 Receitas com alimentos que auxiliam na imunidade”.

 

Planeje as suas refeições

Para cozinhar todo dia em casa, você vai precisar mais do que boa vontade. Se deixar para decidir tudo em cima da hora, é provável do projeto falhar. Planejar com antecedência te ajuda a ter um cardápio mais variado e mais nutritivo também, porque você consegue refletir melhor nas refeições.

Nesse caso, os nosso cardápio semanal pode te ajudar bastante. Siga as nossas sugestões para facilitar o seu planejamento.

Compre de forma organizada

supermercado

 

Um comportamento comum nesses momentos de crise é as pessoas fazerem compras muito exageradas e desregradas, montando grandes estoques em casa. Mas, você não precisa fazer isso. 

Não há nenhum demonstrativo de que possa haver uma crise de abastecimento. Portanto, crie planos alimentares e lista de compras. Dessa forma, você consegue fazer compras com mais qualidade, evitando o desperdício.

Você pode sim montar um pequeno estoque, até pela recomendação de evitar frequentar ambientes públicos, mas pense em algo entorno de uma a duas semanas. Fazer estoques gigantes e sem planejamento, além de aumentar a chance de desperdício, ainda impede que outras pessoas tenham acesso a esses produtos. Confira abaixo algumas dicas para fazer compras de forma segura. 

 

Cuidados ao fazer compras no supermercado

Para fazer compras do mercado com segurança, os cuidados gerais são os mesmos:

  • Manter uma distância de uns 2 metros das pessoas
  • Evitar toques com a mão no rosto
  • Cobrir boca e nariz ao tossir
  • Lavar as mãos constantemente

Porém, você também deve ficar atento as suas compras. Higienize as embalagens e alimentos antes de guardar e consumir. O vírus não sobrevive fora do corpo humano por muito tempo, cerca de 6 a 24 horas, dependendo da temperatura e umidade do ambiente, mas não tem como saber se alguém contaminado chegou a interagir com esses produtos. 

Assim, não precisa ter receio de comprar, porém tome o cuidado de higienizar bem depois.

 

Abuse do congelador

alimentos congelados

 

A ideia não é que você lote o seu congelador de comida congelada e afins, pelo contrário. O congelador pode ser um grande aliado da sua alimentação, por permitir que você tenha acesso a alimentos que não duram muito. Congelar carnes já é um hábito comum, mas para manter uma alimentação saudável é preciso ir além. Pense em congelar vegetais também.

Frutas e legumes, por exemplo, são nutricionalmente iguais aos frescos. Além disso, vegetais congelados podem ser cozidos no vapor ou assados, da mesmo forma que você faria com ele fresco. 

Outra dica legal é procurar receitas na plataforma Home Chefs com a tag “boa para congelar”, assim você já pode até adiantar o preparo de várias refeições de uma vez. E, quando quiser comer, basta esquentar. E se quiser saber ainda mais, acesse o nosso guia para congelar e armazenar alimentos em tempos de crise.

Por fim, não precisa ter pânico. Todas essas medidas cautelares estão aí para evitar que essa pandemia saia do controle. Faça a sua parte seguindo as normas de higiene pessoal, evitando aglomerações e não espalhando notícias sem saber das fontes. 

Para combater as fakenews, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo, onde você pode obter informações sobre o Coronavírus e um número de WhatsApp, para checar a veracidade de notícias e informações. Clique nos links a seguir para baixar o app e adicione o número no seu celular, para sempre se manter informado. Somente juntos poderemos vencer esse desafio. 

Coronavírus – App (versão Android)

Coronavírus – App (versão IOS)

WhatsApp do Min. da Saúde – (61) 99289-4640 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.