6 passos para obter a batata frita perfeita!

Que batata frita é uma paixão mundial todos já sabemos! Mas você sabe fazer uma batata frita impecavelmente perfeita!? Vem aprender com nós do Home Chefs! Aqui te entregaremos tudo desse maravilhoso mundo gastronômico de uma forma exclusiva!

Siga esse passo-a-passo e tenha uma experiência única com as suas batatas fritas!

1) Escolha as batatas perfeitas!


Prefira optar pela batata axterix (a batata rosada), pois ela tem uma porcentagem bem menor de amido, o que a torna perfeita para frituras por ficar mais sequinha do que a batata inglesa tradicional.
Além de escolher essa batata, escolha também batatas que tenham aproximadamente o mesmo tamanho!

2) Saiba como cortar a sua batata!



Descasque as batatas ou se preferir e não se importar, corte-as com a própria casca (lavando e esfregando-as muito bem!
Corte o topo e a base da batata sem a desperdiçar tanto! Vire a batata de lado e com uma faca bem afiada faça lascas de aproximadamente 2 centímetros. Cada batata rende de 4 a 5 fatias.


Após isso corte essas fatias em palitos, quanto mais fina, mais crocante. Tente fazer um corte uniforme para todas as tirinhas, de para que possam fritar igualmente quando mergulhadas no óleo. Se o objetivo for batatas palito, o ideal é cortá-las com 15 centímetros de comprimento. Os pedacinhos menores podem passar do ponto, por isso é indicado fritá-las separadamente.

3) Pré cozinhe as suas batatas antes de fritar!



As batatas possuem muita água, tornando o desafio da crocância ainda mais difícil, mas quando cozidas boa parte da água evapora. Deixe-as na água fervendo por alguns instantes, até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento.

Não deixe a sua batata cozinhar demais! Faça o teste penetrando um garfo nela, o garfo não deve ser penetrado com muita facilidade, deixe a sua batata aldente!

4) Seque e gele!



Batatas com muita água atrapalham a crocância. Então chegou a hora de secá-las bem antes de colocar no óleo, papel toalha te ajuda nessa. Para os perfeccionistas rolar enxugar uma a uma. 
Após isso, leve-a ao congelador por 10 minutos! Isso contribuirá com uma crocância especial na sua batata!

5) Frite as batatas !


É a hora do primeiro banho de óleo. Coloque as batatas no óleo extremamente quente. Retire-as assim que observar a primeira batatinha corada do grupo. Elas não devem fritar completamente! Esse é o ponto em que você pode congelar as batatas se quiser. Fazendo essa pré fritura, as batatas ficam uma delícia, mesmo depois de congeladas. 

6) Frite novamente

Esse é o grande segredo. Fritar as batatas uma segunda vez garante uma crocância muito maior, o que as deixa deliciosas!

Depois da primeira fritura, deixa-as descansar por um tempo, escorrendo. Após o descanso, de aproximadamente 10 minutos,  coloque as batatas de volta no óleo bem quente e frite até ficarem coradinhas. Escorra bem e tempere com sal. Agora sim, as suas batatas estão perfeitas e iguais aos do Fast Food. 

Agora que você já sabe bem como fritar batatas, que tal aprender outra dica? Descubra 7 dicas para você economizar no supermercado. Assim, quando for comprar suas batatas, você ainda economiza um dinheirinho!

Agora que tal ganhar mais variedade nas refeições do seu dia a dia?

Se você ainda não conhece, a plataforma Home Chefs é perfeita para quem cozinha em casa e busca mais variedade na sua alimentação. Através de uma exclusiva inteligência artificial, a ferramenta monta um cardápio por semana, baseado nos seus gostos e para quantas pessoas você cozinha.

Colocar em prática um cardápio semanal nunca foi tão simples e fácil, você vai receber sugestões para o café da manhã, almoço e jantar; as receitas encontradas na plataforma possuem o tempo de preparo de até 30 minutos, além disso, o sistema gerar uma lista do supermercado com todos os ingredientes que você vai precisar!

Clique no botão abaixo e descubra de perto como facilitar a sua vida na cozinha de uma vez por todas!

Deixe uma resposta