“Será que estou comendo todos os nutrientes que preciso?” Descubra o segredo para ter uma alimentação vegetariana saudável

Você é um vegetariano saudável?

“Ué, tem como ser vegetariano e não ser saudável?”

Muita gente acredita que essas duas palavras são praticamente sinônimos. Porém, não é bem assim. Cortar a carne da alimentação não torna ninguém automaticamente cheio de saúde.

É fato que um consumo exagerado de carnes, principalmente a vermelha, está intimamente ligado a um aumento das chances de se desenvolver doenças cardiovasculares.

Contudo, uma dieta vegetariana também pode ter um grande potencial danoso ao corpo, se for muito repetitiva e mal planejada. Isso pode conduzir a outros tipos de doença, como a anemia, osteoporose e deficiências no sistema imunológico.

Se você é vegetariano e quer fugir desses maus lençóis, acompanhe a leitura para descobrir como organizar a sua rotina alimentar e ser mais saudável!

Você é um vegetariano saudável?

Essa é uma pergunta que pode soar estranho, afinal na concepção da maior parte das pessoas, vegetariano e saudável são quase sinônimos. Porém, isso não é verdade.

Abolir a carne não faz necessariamente ninguém mais saudável, isso depende das alternativas que você escolher para substituí-la.

Um erro comum que muitos vegetarianos cometem, principalmente iniciantes, é o de não se organizar corretamente para entrar nessa dieta. Assim, param de comer carnes mas compensam a falta nutricional nos alimentos errados.

É comum adotarem uma dieta baseada principalmente em grãos refinados (como arroz), queijos, massas em geral, frituras e doces. Ou seja, refeições altamente calóricas e nutricionalmente pobres.

É verdade também que a realidade brasileira não ajuda muito nesse sentido.

Ainda há poucos restaurantes com opções vegetarianas no cardápio e os que existem costumam ser caros. Assim, comer fora acaba significando quase sempre em não se alimentar de forma saudável.

Sendo assim, a melhor opção para os vegetarianos acaba sendo preparar a própria comida. Cozinhando você mesmo, é possível saber a procedência de todos os ingredientes, além de variar as refeições diárias, o que é fundamental.

A importância da variedade para uma dieta vegetariana

Certamente você já deve ter ouvido alguma piada de um “engraçadinho” perguntando onde está a sua salada. Ou até já passou por alguma situação em que era apenas isso que alguém separou para comer porque você é vegetariano, não é?

Seja por brincadeira ou por ignorância, muita gente não compreende exatamente o quão ampla pode e deve ser uma dieta vegetariana.

Na verdade, até mesmo muitos vegetarianos não fazem uso dessa variedade tão rica, ficando preso às mesmas comidas frequentemente, o que é um grande problema.

Manter uma dieta variada é essencial no vegetarianismo, para compensar os nutrientes presentes nos alimentos que agora estão restritos.

Um exemplo claro disso é a proteína. Se você é vegetariano, já deve estar cansado de ouvir as pessoas falarem para você tomar cuidado com a ingestão de proteínas, como se você já não soubesse disso.

De fato, as carnes são alimentos riquíssimos nesse nutriente, porém sabemos que as proteínas também podem ser obtidas por meio de vegetais.

O problema é que verduras e leguminosas possuem uma proporção bem menor desse nutriente. O que significa que é preciso comer muito vegetal para conseguir uma quantidade equivalente.

E ninguém quer comer 1kg de feijão ou de grão-de-bico todo dia, não é?. Isso enjoa.

O ideal é conseguir misturar diferentes fontes de proteína vegetal, para que cada refeição seja completa, mas também saborosa e prazerosa.

Isso também vale para outros nutrientes. Se existe uma regra alimentar que pode ser aplicada em qualquer contexto é: quanto mais variada uma refeição, mais nutritiva ela é também.

Mas, é aí que mora o…

O principal problema da dieta

Como variar a alimentação? Como criar cardápios nutricionalmente corretos?

Mesmo sabendo da necessidade de suprir a falta nutricional, não é fácil decidir o que cozinhar todo dia. Assim, não é incomum encontrar vegetarianos que comem praticamente a mesma coisa toda semana.

Quanto tempo vai levar para essa pessoa enjoar? Não muito… E é aí que mora o perigo.

Os pequenos furos da dieta ficam maiores. E o abuso dos carboidratos acaba sendo uma consequência, junto com toda a propensão a doenças que ele traz consigo.

É perfeitamente possível ser vegetariano e viver de forma saudável. Porém, manter essa dieta sem nenhum tipo de organização alimentar é muito perigoso.

Se você não quer esse risco, então precisa conhecer o Cardápio Inteligente Home Chefs!

O que é o Cardápio Inteligente Home Chefs?

Imagine comer cada dia um prato vegetariano saboroso, diferente e conhecendo 100% a procedência. Imagine economizar com o almoço no dia a dia e, ainda assim, manter uma dieta saudável.

Agora o melhor, imagine poder fazer tudo isso sem ficar horas cozinhando…

TUDO ISSO, AGORA ESTÁ AO SEU ALCANCE.

O Cardápio Inteligente Home Chefs organiza a sua rotina alimentar, para que cozinhar se torne mais fácil e rápido.

Com a nossa linha Vegetariana você recebe toda semana um cardápio novo, pensado meticulosamente pelos nossos Chefs e Nutricionistas para lhe oferecer refeições vegetarianas nutritivas, porém variadas e deliciosas.

São 5 receitas para o dia a dia e uma especial para o final de semana, todas com o tempo de preparo máximo de 30 minutos.

Além disso, você recebe uma lista de compras com ABSOLUTAMENTE tudo o que você vai precisar para preparar as comidas. Dessa forma, o preparo dos pratos não são prejudicados por algum esquecimento.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA SAUDÁVEL!

Prepare refeições vegetarianas variadas, saborosas e em apenas 30 minutos! Conheça agora o Cardápio Inteligente.

Quero conhecer o Cardápio Inteligente Vegetariano
2019-06-18T16:16:53-03:00 20 de março, 2019|Blog|0 Comentários