O que é glúten? Descubra tudo o que você precisa saber!

Glúten: é bem provável que até há alguns anos você nunca tivesse ouvido falar dessa substância. Porém, de uns tempos para cá, ela está na boca do povo, por ter virado o principal vilão nutricional dos últimos tempos. Mas, será? Muitos afirmam que ele faz mal a saúde, outros dizem que não é bem assim. Afinal: o que é glúten?

Se você também fica confuso quando tocam nesse assunto, chegou a hora de solucionar suas dúvidas. Neste texto, vamos te mostrar o que é essa substância, em que alimentos ela é encontrada e responder as principais questões que a cercam.

O que é glúten?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o glúten é um carboidrato, na verdade ele é uma proteína. Ou melhor, um conjunto de proteínas, já que é formado por dois grupos desse elemento: a gliadina e a glutenina.

Essas duas proteínas são encontradas dentro de grãos de cereais, como os que você encontra no supermercado: a cevada, o centeio, e o trigo. Eles só formam o glúten quando são trabalhadas para se tornarem outro alimento. Por exemplo: quando se sova a massa de uma pizza. Esse processo de mistura enérgica da massa, promove a ligação entre as duas proteínas, que logo formarão o que é glúten. Descubra abaixo quais alimentos possuem essa substância.

Quais alimentos que tem glúten?

Sendo o glúten formado a partir de proteínas presentes principalmente nos grãos de cevada, centeio e trigo, qualquer alimento fabricado com esses ingredientes também possui glúten em sua composição. Confira abaixo alguns exemplos muito presentes na mesa do brasileiro:

  • Massas a base de trigo: pão, pizza, macarrão;
  • Doces: bolo, biscoito, donuts, sorvete;
  • Bebidas de cevada e malte: cerveja e whisky;
  • Molhos: maionese, mostarda, ketchup, shoyu.

 

Glúten engorda?

O glúten não é responsável por ganho de peso. O que acontece é que vários dos alimentos que contém essa substância em sua composição são altamente calóricos. Por consequência, uma dieta rica em alimentos com glúten, abre uma maior possibilidade para o aumento de peso.

Dessa forma, o glúten não engorda, mas sim o excesso no consumo de alimentos calóricos. Por isso, que é possível emagrecer, sem cortar o glúten por completo da sua dieta. Basta realizar uma reeducação alimentar para reduzir o consumo desses alimentos. O corte por completo do glúten só é realmente necessário para quem tem uma sensibilidade ao ingrediente ou a doença celíaca.

Glúten faz mal a saúde?

Com aumento da notoriedade do glúten pelas pessoas e o incentivo a eliminá-lo da dieta, essa pergunta se tornou comum na boca do povo. A verdade é que o glúten não traz nenhum risco de saúde a boa parte da população. A única coisa que depõe contra esse elemento é fato dele estar presente na composição de receitas muito calóricas, que se forem consumidas em excesso pode gerar um ganho de peso.

Entretanto, existem algumas pessoas que possuem uma hipersensibilidade a esse componente, que são chamados de “celíacos”. Essas pessoas sim podem ter problemas sérios ao consumir glúten. Descubra mais sobre a doença abaixo.

O que é a doença celíaca?

Embora não cause efeitos negativos na maioria das pessoas, cerca de 1% da população mundial possui uma rejeição a essa substância, conhecida como a doença celíaca. Nestas pessoas, o glúten não é bem aceito pelo intestino. Quando um alimento com glúten chega a esse órgão, o sistema imunológico dessa pessoa desencadeia uma reação de defesa.

Nessa briga, quem mais sofre são as vilosidades intestinais que acabam inflamadas. Como elas são estruturas responsáveis pela absorção dos nutrientes da comida, o estado nutricional do indivíduo acaba afetado. Isso gera sintomas como: diarreia, dor abdominal, inchaço, entre outros.

Como ainda não há uma cura para essa doença, o único tratamento para os celíacos ainda é retirar essa substância da sua dieta e manter um cardápio saudável. E, mesmo com esse cuidado, se manter sempre alerta, já que apenas um traço de glúten na dieta, pode desencadear reações sérias. 

Conclusão

Apesar de ser considerado um grande vilão nutricional, a verdade sobre o que é glúten não é tão mal assim. O problema dele é estar presente em diversas receitas que são altamente calóricas. Portanto, quando consumidas em excesso, podem engordar. Mas, o glúten tem pouco efeito nisso.

De todo modo, se por uma suspeita da doença ou se com o objetivo de emagrecer mais rápido, você decidir cortar essa substância da sua dieta, é provável que você encontre dificuldades. A maioria dos estabelecimentos não oferecem cardápios livres dessa substância, assim você provavelmente terá que cozinhar mais.

Porém, montar um cardápio semanal variado completamente gluten free é difícil. Não demora muito para as receitas se tornarem repetitivas e as fontes de pesquisa, para obter novas ideias são escassas.

Pensando nisso que nós da Home Chefs criamos o Cardápio Inteligente. Com ele você obtém uma organização completa da sua rotina alimentar, recebendo toda a semana um planejamento do que você irá comer. São receitas variadas, preparadas por chefs e aprovada por nutricionistas, práticas e sem glúten. Confira a nossa linha Gluten Free!

Quero Conhecer Agora

Deixe uma resposta