Cozinha básica: Desossar e cortar frango!

O frango, principalmente o caipira, é uma iguaria muito popular e altamente consumida no Brasil.
Lidar com corte d
e carnes na cozinha sempre assusta por parecer ser algo complicado e difícil de se aprender, mas, existem truques para facilitar muito este trabalho. Logo a seguir, entregaremos especialmente a você algumas dicas para cortar a carne do frango.

Para começar a partir a carne, assim como em qualquer outro animal que você for desossar, o segredo do corte está em seguir as articulações. Assim, usando uma faca bem afiada, fica mais fácil cortar e partir a carne com osso em pedaços.

Siga o nosso passo a passo:

Passo #1: Utilize uma boa faca!
O primeiro passo para facilitar a sua vida na hora de desossar um frango é ter certeza de que a faca que você vai utilizar está bem afiada. Nesse caso, é necessário deixar a faca de chef e até mesmo o cutelo de lado, utilizando a faca mais afiada o possível, de lâmina flexível.
Essa faca deve ter essas características pois deve deslizar facilmente entre os ossos de modo a removê-los, assim como tirar a carne de pontos de junção, que são mais difíceis de serem removidas.

Passo #2: Comece pelo dorso!
Coloque o peito do frango virado para a tábua e, logo em seguida, encontre a espinha dorsal, que deve ser facilmente encontrada utilizando seus dedos, começando a trabalhar na parte interior do frango, pela sua pele ao criar um ponto de princípio.
Para começar, é possível cortar a pele ao redor da espinha ou apenas cortar um dos lados da espinha.

Passo #3: Trabalhe em relação a caixa toráxica!
Trabalhar com a faca em direção à caixa torácica do frango, segurando a pele com uma mão e cortando a carne do osso, puxando a pele e soltando quando a cortar pode facilitar o trabalho.
Corte a pele de forma a ficar o mais próximo o possível do osso, começando pela parte que está mais longe de você, deixando a faca agir.
Ao chegar às costelas, você encontrará a fúrcula, um osso bifurcado do frango, e deve removê-lo. Vire o frango com a abertura do pescoço voltada para você, até conseguir soltar o osso.
Siga cortando a caixa torácica em relação às coxas e as asas, que demandarão um pouco mais de trabalho.
Para separar a carne das costelas, aplique um pouco de pressão, cortando o quanto precisar e cuidando para não cortar muito fundo até chegar ao peito.

Passo #4: Destaque as asas e finalize!
O próximo corte é o das asas. Da mesma forma, corte rente ao peito na primeira articulação. E, se quiser, limpe a asinha removendo o excesso de pele e partindo ela no meio, onde há outra pequena articulação.
Coloque a faca no meio da carcaça para dividi-la em duas partes. Você vai separar o peito do dorso.
Com o dorso apoiado na carne, com os ossinhos para cima, você vai notar outra divisão na horizontal. É possível cortá-lo em duas partes.
Já a metade da frente do peito pode ser partida em dois, na transversal, e depois em quatro, se você cortar cada lado do peito ao meio.

Compartilhe conosco sua experiência de realizar um corte de frango perfeito após ter lido as nossas dicas postando uma foto com a nossa hashtag #cardapiohomechefs!

#FicaaDica:
eBook Equipe sua Cozinha
Se você se interessa por ensinamentos de cozinha básica e quer ganhar um guia completo e ilustrado com nomes, descrição e aplicação de todos os acessórios necessários para equipar definitivamente a sua cozinha, precisa conhecer o nosso novo curso Domine Sua Cozinha.

O Domine Sua Cozinha é um curso muito especial que ensina de forma rápida as principais técnicas de culinária que são úteis em diversas receitas e preparos que você com certeza faz em sua casa.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Curso

1 comentário

Deixe uma resposta