Cozinha básica: Preparando caldos!

Você deve estar se perguntando: “por que preparar um caldo de legumes caseiro se é muito mais prático ir ao supermercado e pegar um caldinho em cubo ou tempero industrializado?”. Vamos mostrar os benefícios de fazer caldo de legumes caseiro bem prático, saboroso e fácil!

Muitos desses caldos e temperos industrializados podem não ser assim tão saudáveis. E a sua comida se torna única em sabor, aroma e perfume quando utilizado um caldo caseiro.
Não é preciso banir os temperos industrializados, até porque muitos são livres de
glutamato monossódico e outros contêm uma menor concentração de sódio, enquanto alguns chegam a ser naturais e orgânicos. Mas é sempre bom ter uma certa autonomia e aprender a fazer o próprio caldo, é fácil e você pode preparar uma quantidade grande e congelar.

#1 Estoque caldos!
Essa é a primeira dica valiosa do post! Como ele demora uma hora pra ficar pronto, vale fazer um caldo para ser usado na hora? Sim, se você tiver tempo sobrando. Caso contrário, dobre ou até triplique essa receita e congele. Com um bom caldo de legumes fazemos risotos, cozinhamos legumes, molhos, sopas saborosas.

Sabe aquele sabor especial no fundinho de sopas e molhos, que a gente nem sempre sabe de onde vem? É essa a função dos caldos, que também são chamados de Fundos.

#2 Mirepoix e Bouquet Garni!
Uma receita básica (e clássica) de caldo de legumes leva duas combinações de ingredientes que são conhecidas como aromáticos do caldo: Mirepoix (mi-rrê-poá) e Bouquet Garni (bu-quê gár-ní).

Mirepoix: É uma combinação clássica de cenoura, cebola e aipo cortados aleatoriamente, sem ordem e tamanho certo.

Bouquet garni: É uma combinação de louro, tomilho e talos de salsa amarrados geralmente em um barbante em formate de um buquê.

Eles fazem toda a diferença em um caldo. Agregam sabores únicos.

#3 Vamos ao preparo!

  • 1 cenoura
  • 2 cebolas
  • 3 talos de aipo (salsão)
  • 5 grãos de pimenta preta
  • 1 ramo de alecrim ou tomilho
  • 1 ramo de salsa ou coentro
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de sal grosso 
  • 3 litros de água
  1. Preparar um mirepoix: cortar cenoura, cebola e aipo em pedaços.
  2. Colocar os legumes em uma panela grande, adicionar as ervas, especiarias, a água e o sal.
  3. Levar ao fogo. Assim que ferver, abaixar o fogo para o mínimo e cozinhar por uma hora. Deixar esfriar, coar e guardar.

Compartilhe conosco sua experiência de realizar um caldo de legumes perfeito após ter lido as nossas dicas postando uma foto com a nossa hashtag #cardapiohomechefs!

#FicaaDica:
eBook Equipe sua Cozinha
Se você se interessa por ensinamentos de cozinha básica e quer ganhar um guia completo e ilustrado com nomes, descrição e aplicação de todos os acessórios necessários para equipar definitivamente a sua cozinha, precisa conhecer o nosso novo curso Domine Sua Cozinha.

O Domine Sua Cozinha é um curso muito especial que ensina de forma rápida as principais técnicas de culinária que são úteis em diversas receitas e preparos que você com certeza faz em sua casa.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Curso

Deixe uma resposta