Coronavírus: como comprar no supermercado com segurança

A recomendação todo mundo já sabe: fique em casa o máximo que puder. A única exceção a essa regra é para ir ao supermercado. O problema é que, sendo um dos únicos estabelecimentos abertos, eles tem contado com uma grande circulação de pessoas. Por isso, é preciso estar muito atento, quando precisar fazer compras. 

Confira algumas dicas de segurança, que nós da Home Chefs separamos, para ajudar você a evitar a contaminação pelo coronavírus nos supermercados.

 

Compras online nos supermercados

A primeira dica é verificar se o mercado que você frequente permite compras online. Hoje em dia, isso já se tornou uma modalidade comum e é a mais apropriada para o momento, já que é preciso evitar aglomerações. A plataforma Home Chefs te ajuda nesse sentido, porque gera uma lista de compras automática para você, super fácil de compartilhar via email ou WhatsApp. Assim, você já pode enviar essa lista direto para o supermercado da sua preferência.

Caso não seja possível, ou você tenha muita urgência em adquirir algum produto, veja abaixo algumas dica para permanecer seguro.

 

Escolha o melhor horário

Se você tiver uma flexibilidade de horário, procure frequentar o mercado nos momentos mais vazios, que costuma ser no período da manhã, com exceção do final de semana. Além disso, dê preferência aos estabelecimentos menores e mais pertos da sua casa. Eles também costumam ser mais vazios e você leva menos tempo na rua para chegar lá. 

 

Lista de compras

Para evitar passar mais tempo do que o necessário e até mesmo exagerar nas compras, o ideal é você planejar bem o que precisar comprar. Para isso, faça uma lista de compras

 

Fazendo as compras

Na hora de fazer as compras, é preciso ser cuidadoso. O supermercado é um lugar com uma grande movimentação de pessoas e em que todo mundo toca em tudo, portanto cuidado com as mãos. A sugestão é se policiar com os toques no rosto. Evite ao máximo fazer isso até retornar para casa e higienizar as mãos corretamente. 

Outra indicação é manter distância das pessoas, cerca de 1 metro. Não precisa ser radical: pode continuar sendo educado, perguntar e dar bom dia, mas o ideal é evitar falar muito próximo dos outros. Na fila, a própria distância do carrinho, entre uma pessoa e outra, já é bastante próxima do recomendado. 

 

Quando chegar em casa

A primeira coisa a fazer é “se desinfectar”. Deixe os sapatos fora de casa, coloque a roupa que você usou para lavar, e lave bem as mãos com água e sabão. Depois disso, limpe as suas compras antes de armazenar. 

No caso de frutas e verduras, deixe-as de molho em um recipiente com água e água sanitária, na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água, por cerca de 10 minutos. Depois, lave tudo com água corrente e deixe secar.

Já as embalagens dos produtos você deve desinfetar com álcool 70%. 

Seguindo essa dicas e ficando bastante atento, é possível fazer suas compras com total segurança. Mas, evite ficar indo ao mercado com frequência. O ideal é você se planejar e otimizar as suas compras para várias semanas. Para isso, não basta apenas a lista de compras, você precisa de um planejamento de refeições. Confira como você pode planejar seu cardápio alimentar.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.