Para um ingrediente ser considerado um alimento para emagrecer não existe uma regra fixa. Porém, de uma maneira geral, são aquelas comidas que aceleram o metabolismo, aumentam a saciedade, ajudam a queimar calorias, evitam a retenção de líquidos, além de algumas outras características.
Eles sozinhos não fazem milagres, mas combinados com uma dieta saudável e variada, além da prática de exercícios físicos regulares, esses alimentos podem potencializar os seus resultados.
Confira agora uma lista com 16 opções para você escolher e adicionar na sua rotina alimentar.
1. Arroz integral
Diferente do arroz branco, o tipo integral possui muito mais fibras. Isso contribui para que o alimento possua um baixo índice glicêmico, o que permite um nível de saciedade maior, que dura por mais tempo.
Além disso, ele é rico em selênio, zinco e antioxidantes, que auxiliam na melhora da circulação sanguínea.
2. Beringela
A beringela é um ótimo alimento para emagrecer, já que ela é muito nutritiva, mas possui poucas calorias. Como é rica em fibras, também ajuda no bom funcionamento do intestino e no combate ao colesterol ruim. Além de também favorecer a sensação de saciedade.
3. Aveia
A aveia é rica em proteínas e em fibras solúveis que concedem saciedade e também regulam o intestino. Ela faz isso controlando a glicemia e o colesterol alto. Dessa forma, a fome demora mais tempo para chegar.
4. Chá verde
O chá verde costuma ser um bom amigo daqueles que desejam emagrecer, por ter propriedades termogênicas. Isso significa que ele acelera o metabolismo, que por sua vez auxilia na queima de gordura.
5. Melancia
A Magali não poderia ter escolhido uma opção melhor como fruta favorita. A melancia possui poucas calorias e muita água. Logo, é excelente para perder peso e até controlar a pressão alta.
A fruta também combina muito bem com outros alimentos para emagrecer, sendo muito usada como base para sucos detox.
6. Canela
A canela é um alimento termogênico, assim levanta o metabolismo e facilita a queima de gordura. Como não é nada comum alguém comer a canela pura, a ideia é que você a adicione em outros preparos.
7. Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína vegetal. Logo, é ótimo para substituir as carnes gordas da sua dieta. Outra vantagem deste alimento para emagrecer é que ele é rico em fibras solúveis, que quando digeridas formam géis no estômago, formando bolos alimentares viscosos.
Essa substância garante uma saciedade que dura por mais tempo e evita o comer por impulso.
8. Pimenta
A pimenta é um alimento polêmico, nem todo mundo gosta da ardência que ela deixa na boca. Porém, ela pode ser um excelente aliado, não só para o sabor da sua comida, mas também para saúde.
A capsaicina, que é o que garante a ardência das pimentas, também é o seu melhor aliado. Ela auxilia no controle do apetite, dificulta o acúmulo de gordura pelo corpo, além de acelerar o metabolismo.
9. Abacate
Na cultura do povo asteca, o abacate era considerado uma fruta dos deuses. Não era nenhum exagero, afinal não são poucos os benefícios que a fruta traz para a saúde. Ele é rico em fibras, potássio além de gordura boa.
Outro ponto positivo é que você pode comê-lo de diversas formas: in natura, batido em vitaminas, em receitas doces e até salgadas. O abacate é uma fruta muito versátil e nutritiva. Não o deixe de fora da sua dieta.
10. Gengibre
O gengibre é muito utilizado para dar um saborzinho diferente nos pratos, para tratar dor de garganta ou apenas esquentar num dia frio com um cházinho. Porém, o grande benefício mesmo desta raiz é que ela acelera o metabolismo e auxiliar na queima de gordura. Bacana, né?
11. Pera
A pera é uma excelente opção de lanche entre as refeições. Ela fornece energia e diversos nutrientes essenciais, com poucas calorias. Um dos seus elementos que vale a pena destacar são os flavonoides.
Essa substância tem um poder antioxidante, que previne o envelhecimento precoce. Também possui uma capacidade anti-inflamatória, analgésica e antiviral.
12. Banana
Se você precisa de um alimento para o seu pré-treino, a banana pode ser o ideal. Ela é rica em carboidratos, mais até do que a maioria das frutas, porém é quase livre de gorduras. Por isso, é perfeito para quando há a necessidade de energia.
Além disso, a fruta é rica em minerais como potássio e magnésio para evitar câimbras na hora do exercício. Também é rica em fibras e vitamina C.
13. Brócolis
Fonte de proteínas, fibras e com pouquíssimas calorias, o brócolis é um ótimo alimento para emagrecer que deve ser incluído no seu cardápio. Pode servir com um bom substituto de carnes, na hora de obter proteínas para o seu pós-treino.
14. Batata-doce
A batata-doce costuma ser a queridinha dos fãs de academia, mas mesmo se você não for tão ativo, ela também pode servir para emagrecer. Como a batata comum, ela também é rica em carboidratos, porém possui um baixo índice glicêmico. Assim, não dá picos de glicose no seu sangue.
Além disso, é rica em fibras, o que ajuda bastante na hora de controlar o apetite. Aproveite que ela é muito versátil e teste ela nas receitas do seu cardápio para emagrecer. Só dê preferência para prepará-la assada ou cozida, não frita.
15. Tapioca
De uns tempos para cá, a tapioca se tornou o substituto fit do pão. Não é para menos, ela não possui glúten, açúcar, sódio e possui um índice glicêmico mais baixo. Logo, é uma boa opção para o café da manhã e lanches em geral.
Contudo, é preciso ficar atento, apesar de ser uma opção melhor do que o pão, ela continua sendo calórica. É preciso saber o melhor momento para comê-la e com o que rechear. Uma boa sugestão é combinar uma proteína magra com folhas.
16. Azeite
Mais do que um excelente tempero para a salada, o azeite é uma ótima fonte de gordura boa. Ele ajuda a promover a queima de gordura e dar saciedade também. Sendo assim, pode usar azeite à vontade.
Mas, é importante frisar que esses benefícios não são garantidos quando o azeite é usado para fritar alimentos. A alta temperatura pode mudar as características naturais do alimento. Dê sempre preferência para usá-lo na sua versão natural.
Então, qual desses alimentos para emagrecer pretende adicionar na sua rotina? Tire um dia tranquilo da sua semana para organizar as suas refeições e preparar um cardápio para a semana. Separando esse horário específico para isso, fica mais fácil pensar em pratos que consigam tirar melhor proveito destes ingredientes.
Se você não souber bem como organizar o que você vai comer na semana, confira o nosso post sobre Cardápio Semanal.