6 passos para obter a batata frita perfeita!

Home/Blog/6 passos para obter a batata frita perfeita!

Que batata frita é uma paixão mundial todos já sabemos! Mas você sabe fazer uma batata frita impecavelmente perfeita!?
Vem aprender com nós do Home Chefs! Aqui te entregaremos tudo desse maravilhoso mundo gastronômico de uma forma exclusiva!

Siga esse passo-a-passo e tenha uma experiência única com as suas batatas fritas!

1) Escolha as batatas perfeitas!

Prefira optar pela batata axterix (a batata rosada), pois ela tem uma porcentagem bem menor de amido, o que a torna perfeita para frituras por ficar mais sequinha do que a batata inglesa tradicional.
Além de escolher essa batata, escolha também batatas que tenham aproximadamente o mesmo tamanho!

 

2) Saiba como cortar a sua batata!


Descasque as batatas ou se preferir e não se importar, corte-as com a própria casca (lavando e esfregando-as muito bem!
Corte o topo e a base da batata sem a desperdiçar tanto! Vire a batata de lado e com uma faca bem afiada faça lascas de aproximadamente 2 centímetros. Cada batata rende de 4 a 5 fatias.
Após isso corte essas fatias em palitos, quanto mais fina, mais crocante. Tente fazer um corte uniforme para todas as tirinhas, de para que possam fritar igualmente quando mergulhadas no óleo. Se o objetivo for batatas palito, o ideal é cortá-las com 15 centímetros de comprimento. Os pedacinhos menores podem passar do ponto, por isso é indicado fritá-las separadamente.

 

3) Pré cozinhe as suas batatas antes de fritar!


As batatas possuem muita água, tornando o desafio da crocância ainda mais difícil, mas quando cozidas boa parte da água evapora. Deixe-as na água fervendo por alguns instantes, até começarem a amolecer e em seguida coloque-as em água fria para cortar o cozimento.
Não deixe a sua batata cozinhar demais! Faça o teste penetrando um garfo nela, o garfonão deve ser penetrado com muita facilidade, deixe a sua batata aldente!

 

4) Seque e gele!


Batatas com muita água atrapalham a crocância. Então chegou a hora de secá-las bem antes de colocar no óleo, papel toalha te ajuda nessa. Para os perfeccionistas rolar enxugar uma a uma.
Após isso, leve-a ao congelador por 10 minutos! Isso contribuirá com uma crocância especial na sua batata!

 

6) Fritura dupla!

Está aí o ultimo segredo!
Sim… Exige paciência, mas prometemos que vale a pena cada passo desse!
É a hora do primeiro banho de óleo. Coloque as batatas no óleo extremamente quente. Retire-as assim que observar a primeira batatinha corada do grupo. Não devem fritar completamente!
Retire em um escorredor e permita que elas descansem por 10 minutos!
Após o descanso, coloque as batatas de volta no óleo bem quente e frite até ficarem coradinhas. Escorra bem, tempere com sal e aproveite as suas batatas perfeitas!

2018-02-23T18:07:11-03:00 23 de fevereiro, 2018|Blog|0 Comentários

Deixe um comentário