Coronavírus: Aprenda a armazenar e congelar alimentos em tempos de crise

Com os comércios fechados e a restrição de circulação nas ruas, não desperdiçar alimentos se tornou uma prática essencial. Mesmo ainda sendo possível ir aos supermercados, a ideia é que você reduza a frequência dessas visitas, não só se organizando melhor para comprar, como também desperdiçando menos comida em casa.

Isso só é possível se você souber armazenar e congelar corretamente os alimentos que compra. Quanto tempo uma carne pode ficar na geladeira? Qual é a melhor forma de congelar marmitas? Quanto tempo frutas e vegetais estão boas para o consumo? 

Se você não sabe as respostas para essas perguntas, tudo bem. Você aprenderá técnicas para higienizar, armazenar e congelar os mais diversos tipos de alimentos, fazendo-os durarem mais e manterem a sua qualidade original por mais tempo. Além de evitar problemas como: 

  • Contaminação cruzada;
  • Dificuldade em encontrar produtos;
  • Rápida deterioração;
  • Desperdício de produtos;
  • Gastos desnecessários.

Conheça agora algumas dicas para conseguir armazenar e organizar os alimentos de maneira correta.

 

Preparação para armazenar os alimentos

Leia a embalagem

Ela é o meio de comunicação entre o fabricante e o consumidor. Nela encontramos informações como: prazo de validade, prazo para consumo após aberto; orientações quanto ao armazenamento (manter refrigerado, congelado ou em temperatura ambiente); ingredientes; presença de ingrediente alergênico; entre outros.

Organize de acordo com a validade

Posicione os ingredientes com data de validade similares próximos uns aos outros e opte por deixar os mais antigos mais a frente. Dessa maneira, você utilize os ingredientes mais antigos, antes que eles vençam, evitando desperdício.

Higienize bem as frutas legumes e verduras

Alimentos naturais e frescos agregam bastante no nosso cardápio semanal. Porém, quando for consumi-los é preciso cuidado redobrado. Sendo assim, confira agora um passo a passo para realizar a higienização desses alimentos, antes do consumo.

  • Faça uma pré- seleção dos alimentos, descartando os que já não estão próprios para o consumo (folhas estragadas/queimadas, frutas passadas…);
  • Lave primeiramente em água corrente, para retirar qualquer presença de terra no alimento (no caso de folhas, soltá-las e lavar uma à uma);
  • Colocar de molho em solução sanitizante por pelo menos 15 minutos (no mercado existem produtos específicos para a higienização com o modo de uso na embalagem, caso não tenha acesso à esse produto, uma solução caseira é 1 colher de sopa de água sanitária ou 2 colheres de sopa de vinagre para cada 1 litro de água filtrada);
  • Após os 15 minutos do alimento imerso em solução sanitizante, lavar em água corrente e armazenar em recipientes limpos e protegidos;

 

Tome cuidado com os locais de armazenamento

Utilize sempre recipientes limpos e protegidos com tampas, quando for guardar restos de comida preparadas ou sobras de ingredientes com a embalagem aberta. Além disso, opte por não armazenar alimentos próximos à produtos de limpeza e higiene pessoal.

Quando for guardar ingredientes em armários ou estantes, deixe um espaçamento entre os alimentos e a parede. Dessa forma, o ar pode circular livremente.

Descubra a ordem para guardar alimentos na geladeira

Na hora de guardar vários tipos de alimentos em uma mesma geladeira, é importante que você siga algumas boas práticas e alocar cada tipo no melhor lugar.

Sendo assim, os alimentos prontos para consumo (incluindo frutas, verduras e legumes higienizados) são dispostos nas prateleiras superiores. Nas prateleiras do meio ficam os semiprontos e/ou pré-preparados. E já os produtos crus, o melhor é que eles fiquem nas prateleiras inferiores, separados entre si e dos demais produtos.

No freezer, podem ser guardados diversos tipos de alimentos. O importante é que eles estejam devidamente embalados e separados um do outro.

 

Como armazenar diversos tipos de alimentos

Marmitas


Escolha dos ingredientes

Selecione ingredientes frescos, preferencialmente orgânicos e da estação, que são mais saborosos, saudáveis para o corpo e meio ambiente e duram mais tempo.

Se for congelar a carne pronta com o resto da marmita, prefira preparações com molho, cozidas, assadas ou grelhadas. Evite congelar vegetais crus, ovos cozidos, batatas, macarrão sem molho, maionese, preparações com creme de leite e queijos cremosos.

 

Choque térmico

Cozinhe os alimentos por menos tempo do que o habitual, porque eles amaciam durante o processo de congelamento. Use também menos sal e temperos, que são realçados após congelados.

Depois de cozinhar, a preparação deve ser resfriada rapidamente. Mergulhe a panela sem tampa em água com gelo para interromper o cozimento e conservar bem os alimentos.

 

Recipiente

A comida deve ficar em um recipiente lavável, rígido, transparente e com tampa fechada hermeticamente. Quando houver líquidos, que se expandem durante o congelamento, deixe dois centímetros de sobra até a borda para não vazar.

Marque a data de preparação e de validade –até cinco dias na geladeira (temperatura inferior a 5ºC) e um mês no freezer (não acima de -18ºC).

 

Hora do gelo

Coloque na frente do freezer os alimentos com validade menor. Embalagens pequenas permitem retirar a quantidade certa de cada refeição, reduzindo desperdício. Não deixe o espaço superlotado: o ar frio precisa circular entre os alimentos.

As portas devem estar bem vedadas para manter a temperatura correta. Uma sugestão é fechá-las com um pedaço de papel, se conseguir puxá-lo, é importante trocar a vedação do eletro. 

 

Frutas, Verduras e Vegetais

Frutas e vegetais emitem naturalmente um gás inodoro, inofensivo e insípido chamado etileno.

Algumas destas frutas e vegetais produzem o etileno em quantidades maiores do que outros alimentos. Quando os alimentos que produzem etileno são armazenados junto a frutas e vegetais sensíveis a este gás, o etileno irá acelerar o processo de amadurecimento deste item.

Então, a primeira dica é separar os produtos que emitem etileno dos produtos que são sensíveis a ele.

 

Alimentos que produzem o gás etileno: maçãs, damascos, abacates, bananas, melão, frutas cítricas, figos, uvas, kiwi, manga, nectarina, mamão, pêssegos, peras, pimentão, abacaxi, ameixas e tomates.

Alimentos afetados pelo gás etileno: aspargos, brócolis, couve, repolho, cenoura, couve-flor, pepino, berinjela, alface, salsa, ervilhas, batatas, espinafre, abóbora, batata doce, agrião e inhame.

 

Detalhando frutas e vegetais

 

  • Maçã – armazene em um local fresco e arejado por até duas semanas. Para períodos mais longos, coloque-a na geladeira.

 

  • Frutas cítricas – guarde em um lugar fresco, com bom fluxo de ar. Não é indicado guardar estes alimentos na geladeira, já que eles tendem a absorver os odores do refrigerador.

 

  • Melão – antes de serem cortados, os melões devem ser armazenados em ambientes frescos e secos, longe da luz solar. Após o corte, armazene-os na geladeira em um recipiente coberto com película aderente para alimentos.

 

  • Abacaxi – o açúcar do abacaxi está concentrado em sua base. Por isso, você pode armazená-lo de cabeça para baixo por um ou dois dias em temperatura ambiente para permitir que a doçura se espalhe por todo o fruto.

 

  • Pêssegos (e outras frutas com caroço) – somente coloque na geladeira quando estiverem totalmente maduros. Estes tipos de frutas devem ser guardados em locais com temperatura ambiente.

 

  • Peras – para apressar o amadurecimento das peras coloque-as junto com as maçãs.

 

  • Morangos – os morangos não gostam de água, por isso, tome cuidado com a umidade. Deixe-os guardados no mesmo recipiente (geralmente caixinhas) que você comprou no mercado.

 

  • Cenoura – corte o topo da cenoura e guarde na geladeira em um recipiente fechado com bastante umidade.

 

  • Abobrinha – deixe em cima do balcão. Para períodos mais longos embrulhe em um pano e deixe na geladeira. O mesmo vale para a berinjela e brócolis.

 

  • Cebola, alho, cebolinha – armazenar em local fresco e escuro.

 

  • Tomates – a geladeira não é o lugar ideal para armazenar este fruto. Claro, eles ainda estarão bons, mas não como se estivessem naturais. Em vez disso, armazene o tomate em um local fresco, fora da geladeira e sem luz solar.

 

  • Pimentas – armazene em temperatura ambiente e mantenha-a livre de umidade até a hora de usar.

 

  • Batatas – armazenar em local fresco, seco e escuro, como em um canto escuro da despensa.

 

  • Manjericão (e outras ervas) – tomate e manjericão possuem necessidades semelhantes quando o assunto é armazenamento. O manjericão ama o calor, igual ao tomate. Os períodos prolongados em um ambiente frio, como em uma geladeira, fazem com que ele murche prematuramente.

Coloque o manjericão em um copo de água, como um pequeno ramo de flores. Você pode cobrir o topo com um saco plástico ou toalha de papel umedecido para bloquear a umidade.

 

Frutos do Mar

Peixes

Não deve haver água dentro da embalagem, nem sinal de recongelamento; a consistência deve ser firme, não amolecida, nem pegajosa; com odor característico; a cor característica dos filés, geralmente, é branca ou ligeiramente rósea.

Se o peixe estiver inteiro, a carne deve estar presa à espinha, o ventre desinchado, as escamas bem aderidas e brilhantes, guelras úmidas e intactas, olhos brilhantes e salientes, superfície não pegajosa. 

Pescados salgados, curados ou defumados podem ser recebidos em temperatura ambiente, desde que especificado na embalagem.

 

Camarão

Camarões devem ter o corpo curvo e a carapaça deve ser transparente, deixando visualizar coloração dos músculos, aderente ao corpo e libertando-se sem aderências musculares, quando forçada. 

Olhos na cor negra e bem destacados; com odor característico e cor rosada ou acinzentada, de acordo com a espécie, sem pigmentação estranha.

 

Ostras, mariscos, mexilhões e vieiras 

Não devem ter formação de cristais de gelo ou água dentro da embalagem; a consistência característica é esponjosa, gelatinosa, elástica; fechadas e com grande retenção de água incolor e límpida nas conchas. A carne deve estar aderida à concha e úmida; o odor deve ser o característico e a cor é cinzenta clara nas ostras, amarelada nos mexilhões e mariscos.

 

Lulas e polvos 

Devem ter a pele lisa e úmida, olhos transparentes, carne consistente e elástica; odor característico; cor branca rosada, acinzentada, sem coloração estranha à espécie, como o vermelho.

 

Carne Bovina

É importante saber que a carne é um produto perecível que possui muita água, portanto, é mais vulnerável à ação de microorganismos, como bactérias. Você pode congelar quase toda carne bovina, menos miúdos e vísceras, que devem ser consumidos imediatamente ou fervidos e mantidos na geladeira por no máximo dois dias.

 

Resfriando a carne na geladeira

A carne resfriada na geladeira deve ser consumida em até 3 dias, isto é, 72 horas, após a compra. Para resfriar a carne, ao chegar em casa, coloque-a imediatamente na geladeira ou refrigerador que deve estar bem limpo. 

Também recomendamos colocar a carne em um recipiente fundo ou em cima de um prato, pois elas costumam gotejar um pouco de sangue que pode acabar parando em cima de outros alimentos.

Lembre-se de guardá-la em um pote fechado hermeticamente ou na embalagem original, não deixando-a exposta na geladeira.

 

Congelando a carne

A carne congelada tem uma validade muito maior do que a carne resfriada, mas algumas precauções devem ser tomadas para aproveitá-la melhor.

Primeiro, não tempere a carne que você irá congelar, pois ocorrerá alteração no seu sabor já que os temperos como alho e cebola sofrem alterações nesse tempo, assim, tempere apenas quando for consumi-la.

Para congelar, você pode retirar a gordura em excesso e ossos se a carne estiver fresca e em nenhuma hipótese lave a carne com água antes de levá-la ao freezer. Além disso, a embalagem deve ser à prova de água e conter o mínimo possível de ar, por isso, carnes já embaladas à vácuo são ideais para serem congeladas.

 

Pode congelar carne assada?

Sim, você pode congelar carne assada! Se puder, fatie a carne em porções menores e congele o molho à parte. Bifes à milanesa, almôndegas e bifes à parmegiana também podem ser congelados prontos.

 

Quanto tempo a carne pode ficar congelada?

Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída tem prazo de validade de até 3 meses.

 

Rápido congelamento, lento descongelamento

Quanto mais rápido a carne congelar, melhor, pois menos cristais de gelo se formarão no seu interior, então tenha um freezer ou congelador forte para isso.

Já em relação ao descongelamento, o processo para pedaços maiores é justamente o contrário: para manter a maciez, sabor e suculência, o ideal é que o descongelamento seja lento e dentro da geladeira, de um dia para o outro.

Nunca coloque a carne para descongelar fora da geladeira, pois isso irá favorecer a proliferação de bactérias e a perda de nutrientes. Após descongelar, a carne deverá ser consumida em até 24h e somente ser congelada novamente após estar assada.

 

Bifes e carne moída: direto do freezer para a panela?

Você pode levar bifes e carne moída congelada direto para a panela. Isso acontece porque os bifes congelados perdem menos água e a sua parte interior demoram muito mais tempo para passar do ponto, permitindo que a parte externa fique dourada e a carne abaixo da superfície mantenha a sua suculência.

Entretanto, há duas precauções. A primeira é óbvia: a carne não estará temperada, então lembre-se de fazê-lo enquanto cozinha ou após finalizá-la.

A segunda precaução é fundamental para garantir a sua segurança: caso a carne esteja com uma camada de gelo na superfície, evite levar diretamente ao óleo quente, pois esse gelo irá derreter rapidamente e ao entrar em contato com o óleo, irá produzir chamas altas e perigosas.

Portanto, para levar os seus bifes congelados à panela com segurança, primeiro congele eles em uma superfície plana com papel manteiga sem cobri-los, o que irá selar a carne e evitará a formação das camadas de gelo quando você for embalar a carne.

 

Frango

A carne fresca deve ter coloração brilhante, odor característico de carne fresca e uma certa elasticidade, capaz de fazê-la ceder à pressão dos dedos. A gordura deve ter coloração amarelo-clara, próxima à tonalidade da manteiga.

A carne embalada a vácuo, entretanto, tem cor mais escura, o que é normal e não indica deterioração. Não deixe de verificar a data de validade do produto, que, por lei, deve estar impressa no rótulo da embalagem. Se você notar excesso de líquido dentro das embalagens, assim como manchas esverdeadas, ou se a embalagem não estiver bem aderida ao produto, não compre.

Quando adquirir carnes congeladas, coloque-as no congelador de sua casa uma hora após a compra.

 

Tipos de embalagem

Hoje encontra-se carne de frango à venda tanto no balcão do açougue como em pequenas bandejas de isopor ou em embalagens a vácuo. Prefira as carnes embaladas, tanto a vácuo como em pequenas bandejas.

Na carne embalada a vácuo, todo o oxigênio é retirado da embalagem. Essa é uma das formas mais seguras de garantir a qualidade e a durabilidade da carne, pois impede o crescimento de microrganismos que precisam de oxigênio para se manter.

A carne acondicionada nesse tipo de embalagem apresenta uma coloração mais escura, mas isso é perfeitamente normal, pois se deve à falta de contato da carne com o oxigênio. Poucos minutos após a abertura da embalagem, ao entrar em contato novamente com o oxigênio, ela retornará à sua cor natural.

 

Aprenda a descongelar os alimentos

Programe-se para a preparação dos alimentos, caso seja necessário descongelar algum produto o mesmo deve ser feito de modo seguro.

Retire do freezer o produto com pelo menos 24 horas de antecedência e deixe-o na geladeira, desse modo estará realizando o descongelamento de modo seguro sem risco de contaminação.

Caso tenha esquecido de retirar com antecedência o alimento congelado, NUNCA deixe-o descongelando em temperatura ambiente ou em imersão na água, faça o processo de “Descongelamento Forçado” leve o alimento para o microondas, selecionando a opção de “descongelar” no painel do seu equipamento e siga as orientações.

Como foi possível perceber, para conseguir conservar alimentos por mais tempo é preciso de algumas técnicas. Sabendo armazenar e congelar tudo o que compra, você garante uma maior vida útil dos seus ingredientes e menos desperdício. 

Porém, de nada adianta saber tudo isso, se você faz compras desordenadas e as coisas acabam antes do que você esperava ou sobram demais. Descubra como você pode planejar bem uma lista de compras para não sofrer com isso. 

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.