Como o seu filho pode te ajudar na cozinha

Você já quis estimular o seu filho na culinária mas não sabe bem como começar? Isso vai depender muito da idade que ele tiver. Contudo, até mesmo com um aninho, já existem coisas que ele pode te “ajudar” a fazer. No início, é preciso ter um pouco de paciência, afinal provavelmente trazendo ele para cozinhar você vai acabar tendo é mais trabalho. A receita demora um pouco mais, a sujeira é maior, mas vale a pena! Confira porque é importante estimular seu filho a cozinhar e como ele pode começar a te ajudar, dentro de cada faixa etária.  

Por que estimular a prática?

Existem muitos benefícios em estimular o seu filho a te ajudar na cozinha. Um deles é que isso estimula a sua independência e auto descoberta, a criança experimenta os sabores e decide e percebe o que mais gosta, além de as poucos já ir tendo responsabilidades. Outro ponto importante é que isso gera vínculo. Cozinhar em família também é uma boa oportunidade para criar boas memórias e se divertir com seu filho. 

Por fim, talvez o benefício mais importante, é que isso ajuda o seu filho a se alimentar melhor. Diversos estudos comprovam que envolver as crianças na culinária as ajudam a experimentar mais e aprimorar seu paladar. Muitas vezes a criança tem resistência a certos alimentos, porque encontra com eles em um contexto tenso, de obrigação. Ao cozinhar, as crianças podem tocar, sentir os cheiros, se divertir, isso vai aumentar muito as chances dela pelo menos experimentar esses alimentos no final.

 

Como elas podem participar em cada idade

Até 3 anos

Durante esse período de vida, não dá para pedir muito da criança. Por isso, a ideia é dar pequenas tarefas para ela realizar, bem pequenas. Isso já vai fazer ela se sentir muito estimulada. Ela pode te ajudar a misturar os alimentos, pegar ingredientes e apertar botões (elas adoram!). 

 

De 3 a 6 anos

Com essa idade as crianças já tem mais habilidades. Você pode deixar ela amassar ingredientes, como a batata ou banana, por exemplo. Ou ainda literalmente meter a mão na massa para fazer pães, pizzas e biscoitos. Deixe ela misturar tudo e depois ajudar a esticar. Você também pode dar a missão dela rasgar folhas para a salada e montá-la como ela achar mais bonito. Essa pode ser a porta de entrada do seu filho ao mundo das verduras. 

 

De 7 a 11

Nessa idade a criança já tem bem mais autonomia, ela pode ler as receitas e embalagens e assim te ajudar a catar os ingredientes. Esse é o momento de você começar a ensinar a usar os utensílios e equipamentos, como descascador, ralador, facas, liquidificador, espremedor de frutas. Faça isso com bastante atenção e cuidado. Ela também já pode ficar ao seu lado no fogão e até mexer algumas panelas para você. 

Conforme você perceber que ela já está atenta aos riscos e toma os cuidados necessário, já pode até deixar ela preparar algumas receitas simples sozinha, como arroz. E claro, também pode ajudar a lavar a louça!

 

A partir dos 12 anos

Nessa idade, o seu filho já está quase deixando de ser criança. Se ele teve boas experiências na cozinha até aqui, ele já sabe bastante coisa e já é capaz de fazer muitas tarefas sozinho. Como já está na fase do amadurecimento, chegando na adolescência, é importante dar esse espaço a ele, e só ajudar se ele pedir. O que não quer dizer que você não deve ficar de olho, mesmo distante. 

 

Dicas de segurança

Facas

A curiosidade aguçada da criança pode causar acidentes, caso o pequeno esteja perto de objetos perigosos. Por isso, antes de chamar seu filho para a cozinha, prepare bem o ambiente, deixando as facas longe. Conforme seu filho for crescendo, você vai ensinando ele a usar a faca, sempre com a sua supervisão. 

 

Fogão

Ensine desde cedo que ele é perigoso, para a criança não se aproximar. Caso esteja cozinhando com a criança na cozinha, opte por usar as bocas de trás do fogão e não deixe os cabos das panelas para fora, para que não sejam alcançados. 

 

Toalhas de mesa

Evite as toalhas muito grandes, para que não corra o risco das crianças puxarem e cair tudo o que estiver na mesa em cima dela. 

Gostou da ideia de levar os pequenos para a cozinha? Então, agora só vai faltar você saber as melhores receitas para se preparar junto com eles. Essa parte fica muito fácil usando a nossa plataforma de organização alimentar. 

Por meio dela você recebe um planejamento completo de cardápio, baseado completamente nos gostos e necessidades alimentares da sua família. Inclusive, contando com um cardápio específico para os pequenos, com receitas rápidas e coloridas para agradar tanto os pais quanto os filhos. Quer receber um planejamento alimentar completo focado nos seus filhos? Então, confira o cardápio personalizado Home Chefs.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.