Lista de compras da quarentena: aprenda a fazer a sua

A quarentena imposta pela disseminação do Coronavírus tem gerado pânico no mundo todo. Um dos reflexos direto desse medo generalizado é a estocagem de comida. As pessoas vão ao supermercado e compram tudo o que acham que será necessário para passar algumas semanas sem sair de casa. 

Esse tipo de ação, embora justificável, não é nada recomendada. Primeiro porque, se todo mundo resolver estocar grandes quantidades de produtos e ingredientes de uma vez, haverá falta desses mantimentos para outras pessoas. Segundo, porque as compras feitas dessa forma desesperada não costumam ser muito saudáveis e, por serem exageradas, costumam levar ao desperdício. 

O melhor caminho a se seguir nesse momento é o da organização. Apenas planejando o que você precisa é que será possível fazer compras para o longo prazo, mas sem exageros e desperdícios. 

Por isso, nós da Home Chefs separamos aqui algumas dicas simples, para você aprender a montar uma lista de compras de supermercado, otimizada para a quarentena. Confira!

Não confie na sua memória

Se você ainda está duvidando da efetividade da lista de compras, essa dica é para você. Ir as compras confiando apenas na sua memória é um erro. Sem um planejamento em mãos, você está muito mais suscetível a esquecer produtos e/ou exagerar na quantidade de outros. 

Por mais que seja uma compra rápida, de poucos itens, o ideal é que você sempre anote essa lista em algum lugar. Pode ser no celular ou em um pedaço de papel mesmo, mas transforme a sua lista mental em algo físico. Só assim você tem condições de conferir se está de fato levando para casa tudo o que precisa.

Faça um cardápio semanal

Um jeito fácil de você conseguir ser mais exato nas suas compras é sabendo exatamente o que você vai preparar. Fazer uma previsão geral, estocando os ingredientes, abre muita margem para erros. Por isso, não é incomum que sobre ou até estrague certos alimentos na geladeira, ao mesmo tempo que faltam outros, e você ainda precise fazer compras pontuais, em um momento que a ordem é ficar em casa.

A melhor estratégia é você fazer um cardápio semanal. Ou seja, tirar um dia tranquilo para planejar todas as refeições que você pretende fazer durante a semana. Assim, você consegue variar mais os tipos de refeição e ter uma noção mais clara dos ingredientes que precisa comprar para a semana.

Existem plataformas, como a Home Chefs, que fazem esse trabalho por você e já te entregam tudo prontinho.

Confira a sua despensa

Antes de montar a sua lista de compras de supermercado, não se esqueça de dar aquela espiadinha na sua dispensa. Confira o que está em falta, o que ainda tem e a validade desses produtos. Com essa informação em mãos, você consegue montar uma lista com apenas aquilo que você precisa, evitando o desperdício.

Separe os produtos por categoria

Assim como todos os produtos do supermercado são divididos por categorias, é uma boa ideia que você também faça isso com a sua lista de compras. Assim, cada vez que você passar por um setor no supermercado, você conseguirá pegar todos os produtos da sua lista que estão relacionados a ele.

Sem essa organização, você vai ter passear os olhos na lista inteira a cada novo corredor e ainda corre o risco de esquecer alguma coisa. A lista de compras te ajuda a ser mais ágil, para que você não fique tanto tempo em uma área com risco de contaminação.

Use uma lista de compras pronta como base

Uma boa dica para agilizar esse processo de montagem da lista é usar outra lista como base para a sua. Certos ingredientes costumam se repetir todo mês nas suas compras, portanto não tem porque você correr o risco de esquecer deles alguma vez.

Para começar você pode baixar um modelo padrão, baseado nas dietas mais comuns dos brasileiros. E, nas próximas vezes, você pode reciclar a listas passadas, sempre fazendo as adaptações necessárias. Com o tempo, você conseguirá chegar em um modelo ideal para a sua realidade.

Gostou das dicas para fazer a sua própria lista de compras de supermercado? Desse jeito você vai conseguir economizar muito tempo na hora das compras e também evitar o desperdício de alimentos. Mas, como para montar uma boa lista de compras é necessário ter um planejamento do que você vai cozinhar. Caso você queira adiantar o seu trabalho, basta acessar a nossa plataforma. Por lá, você tem acesso a um planejamento personalizado de cardápio da semana, além da lista de compras. Confira a Home Chefs!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.