Vitamina C e coronavírus: entenda a relação e o impacto na imunidade

Por muito a gente ouve que a vitamina C funciona como um bom preventivo de doenças sazonais, como gripes e resfriados, por exemplo. Pelo fato do Coronavírus ser muito similar a uma gripe, muitas pessoas estão relacionando a vitamina C ao combate dessa doença, mas será que ela possui efetividade? Confira agora a relação da vitamina C com o Coronavírus.

Vitamina C previne do Coronavírus?

Não há nenhum estudo que comprove que a vitamina C seja eficaz no combate ao Coronavírus. Portanto, o consumo dessa substância não pode ser entendido como uma forma de prevenção da doença.

O que acontece é que pessoas com baixa imunidade possuem mais chances de, caso contraiam o vírus, manifestar a doença em um estado mais grave. É por isso que pessoas com doenças cardiovasculares ou no sistema respiratório fazem parte do grupo de risco, são doenças que comprometem o bom funcionamento do sistema imunológico.

Sendo assim, é importante manter a imunidade alta mas isso não impede o contágio. Para se prevenir, fique atento às principais indicações da OMS, que são:

  • distanciamento social;
  • higienização correta;
  • não compartilhar objetos pessoais;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.

 

Como aumentar a imunidade

A resposta do sistema imunológico de cada indivíduo varia bastante, já que é influenciada por diversos fatores, inclusive genéticos. Porém, há algumas ações que podem favorecer esse reforço ao seu organismo.

 

Boa higiene

Com ou sem pandemia, manter a higiene adequada ajuda a elevar a resposta imune, já que mantém germes e outros agentes infectológicos afastados. Especialistas afirmam até que os países que estão lidando melhor com a pandemia hoje, são aqueles cujo o povo já possuía uma cultura mais preocupada com a higiene. Como os japoneses, por exemplo, que já têm o costume de usar máscaras em público, quando estão doentes.

Logo, lave bem as mãos sempre e cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar, se possível com uma máscara.

 

Vacinação

Ainda não existe uma vacina para o coronavírus, mas será que você está em dia com todas as outras? Manter as vacinas recomendadas é essencial para elevar a imunidade do seu corpo. Afinal, não é porque há um novo vírus que os outros deixaram de existir. Prevenindo-se das doenças antigas, você também está se fortalecendo para essa nova realidade.

 

Alimentação saudável

Manter uma alimentação balanceada é a melhor maneira de obter toda a gama de nutrientes que o seu corpo necessita para manter a imunidade alta. Isso inclui a vitamina C também, mas não exclusivamente. Por isso, que não adianta exagerar na suplementação dessa vitamina e acabar esquecendo de outro nutriente. O ideal é nem tomar suplementação de vitaminas, sem indicação médica, já que altas doses desses nutrientes podem causar problemas.

O objetivo é ter uma alimentação variada, com cereais, legumes, verduras, frutas, carnes, grãos, e por aí vai. Assim, fica fácil obter tudo o que seu corpo precisa para se manter bem. Mas se você acha que não tem criatividade o suficiente ou não consegue se organizar para variar a sua alimentação, então você precisa conhecer a nossa plataforma de organização alimentar.

Por meio dela, você recebe um planejamento completo de cardápio que varia toda a semana. As receitas são personalizadas aos seus gostos e necessidades, escolhidas e testada por chefs e nutricionistas. Com 30 minutos, em média, você consegue preparar refeições deliciosas e com os mais diversos ingredientes.

Quer variar a sua alimentação de forma prática? Então, confira o cardápio personalizado Home Chefs.

 

 

 

2020-05-01T11:26:11-03:00 0 Comentários