Como economizar no supermercado: descubra 7 dicas incríveis!

Home/Blog/Dicas/Como economizar no supermercado: descubra 7 dicas incríveis!

Você já chegou do supermercado e se arrependeu de ter comprado alguns produtos? Ou, percebeu, ainda no caixa, que as compras estouraram o seu orçamento? Quem nunca pecou pelo excesso ao ir às compras que atire a primeira pedra. Esses estabelecimentos são totalmente pensados para gente gastar mais e mais. Portanto, se você quer economizar no supermercado, tem que ficar atento!

Sendo assim, confira agora 7 dicas que vão lhe ajudar a se organizar e a desviar das armadilhas presentes nesses locais.

1. Evite levar as crianças para fazer compras

Nem sempre é possível fazer isso, mas se você conseguir será bem melhor para o seu bolso. As crianças são alvos fáceis para o marketing do estabelecimento, que tem inclusive estratégias específicas para persuadi-las. Por exemplo: deixar os doces e biscoitos nas prateleiras mais baixas para que as crianças possam alcançar, o que não é nada bom para uma alimentação saudável infantil.

Além disso, os pequenos também exigirão boa parte da sua atenção, o que lhe deixará mais desatento e sujeito a gastar mais.

2. Elabore um cardápio semanal

Uma dica clássica para quem quer economizar no supermercado, que provavelmente você já ouviu falar, é fazer listas de compras. Isso, de fato, ajuda bastante, porque torna a compra mais objetiva, reduzindo as chances de você levar produtos que não precisa no momento.

Porém, como decidir o que comprar, se você não tem ideia do pretende preparar na cozinha nesse período? Uma maneira de você aprimorar as suas listas é elaborando cardápios semanais. Pare para refletir sobre o que você pretende preparar durante a semana e faça um menu. Tendo essa noção clara dos pratos que vai cozinhar, fica muito mais fácil criar listas de compras precisas.

3. Não vá ao supermercado com fome

Um dos maiores erros que você pode cometer ao ir ao supermercado é fazer isso de barriga vazia. A fome durante as compras é um grande inimigo. Ela mexe com a nossa cabeça e nos torna mais suscetíveis a levar supérfluos para casa. Sendo assim, procure se alimentar bem, antes de ir às compras.

4. Evite fazer compras mensais

Fazer a compra do mês já é um hábito estabelecido do brasileiro, contudo essa não é a melhor prática quando o assunto é economizar no supermercado. Embora seja muito mais cômodo ter que fazer, carregar e guardar as compras apenas uma vez ao mês, no fim das contas a praticidade pode pesar no bolso.

É muito difícil calcular com exatidão as quantidades e os produtos necessários para um período tão grande. Por isso, não é incomum que o consumidor exagere na compra de alguns itens.

A melhor solução é fazer compras quinzenais, ou até mesmos semanais. Assim, é possível controlar melhor o orçamento das compras e também o prazo de validade dos produtos, evitando o desperdício.

5. Aproveite os dias de promoções para economizar no supermercado

Muitos supermercados fazem dias especiais para algumas seções de produtos, oferecendo descontos. Se organize para comprar tais produtos nesses dias, assim poderá economizar no supermercado. Mas, fique atento. A maioria das vezes os descontos em alguns produtos são compensados com o aumento no preço de outros. Então, se for aproveitar as promoções, se atenha aos itens anunciados.

6. Esteja aberto aos produtos novos

Você é daquelas pessoas que é fiel às suas marcas de produtos? Essa prática tem as suas vantagens e desvantagens. O ponto positivo é que você já conhece e confia na qualidade, contudo com o tempo a tendência é que esse artigo fique cada vez mais caro. Desse modo, não hesite em testar novos produtos. Nem sempre dará certo, porém essa pode ser uma grande chance de economizar no supermercado.

7. Confira os preços no caixa

Depois de tanto andar, procurar produtos e esperar em filas, é bem provável que ao final disso tudo você só queira ir para casa o mais rápido possível. Porém, é no momento de passar os itens no caixa que deve ter a maior atenção, para conferir o que sendo registrado. Pode acontecer de algum produto ser duplicado, ou alguma promoção ainda não estar atualizada no sistema, portanto fique de olho atento para não sair perdendo.

Viu só? Economizar no supermercado não é tão difícil, quando a gente se organiza. Portanto, use essas dicas para lhe ajudar nas próximas compras. No fim do mês você perceberá o resultado.

Curtiu as dicas? Possui alguma outra indicação? Então, conta para gente aqui nos comentários!

 

Nem sempre temos tempo pra colocar em prática todas essas dicas, pensando em facilitar a sua vida na cozinha, o Cardápio Inteligente Home Chefs tem a solução perfeita pra você, um cardápio semanal prontinho com Cinco receitas especialmente selecionadas e organizadas para facilitar a preparação e melhorar a utilização dos alimentos, poupando tempo, evitando desperdícios e reduzindo as sobras.

Todas as receitas são testadas e vêm com um passo a passo detalhado para você preparar uma refeição de verdade em menos de 30 minutos por dia (mesmo que seja iniciante na cozinha). Rápido e fácil! Uma lista de compras completa e consolidada para você ganhar tempo e ir ao mercado apenas uma vez, de forma organizada. Uma dica de receita bônus especial e diferenciada pra fazer no final de semana (e impressionar os amigos).

Conteúdos especiais: Técnicas de culinária, dicas sobre equipamentos e utensílios, congelamento e armazenamento de alimentos, formas de facilitar e agilizar o preparo das refeições e muito mais…

Quero Conhecer Agora

2018-11-14T16:59:45-02:00 4 de setembro, 2018|Blog, Dicas|2 Comentários

2 Comentários

  1. Angelica 25 de setembro de 2018 at 09:56 - Reply

    Para economizar ainda mais, uma rotina que passei a adotar é: quando na fila, repense suas compras! Já que muitas vezes temos que enfrentar filas no supermercado, esse é o momento que tiro para rever o que estou comprando e se realmente preciso do produto ou da quantidade. E é uma forma de protesto nos mercados que não nos respeitam deixando um monte de caixas fechados e os abertos, com filas enormes.

    • Home Chefs 26 de setembro de 2018 at 16:52 - Reply

      Excelente dica, Angelica! É sempre bom revermos o que estamos comprando, tanto para economizar, quanto para evitar o desperdício de comida. Porém, usando as listas de compras geradas pelo nosso cardápio inteligente, você não tem mais esse problema.
      Abraço!

Deixe um comentário