Você já deve ter ouvido falar nessas duas empresas, mas o que a Home Chefs e a Reclame Aqui têm em comum? Por que falar nesse assunto?
São mais de 15 milhões de consumidores cadastrados no Reclame Aqui e a maioria deles procuram a reputação da empresa no site antes de qualquer outro lugar.
Muitos desses consumidores até reclamam no site antes de procurar o SAC. Já as empresas, são mais de 120 mil na base de dados para que você consulte a reputação e entenda com quem realmente está fechando negócio.
Nas propagandas e na pré-venda pode ser tudo um “mar de rosas”, mas depois da compra muitas empresas não agem como estavam prometendo e não assumem que o produto não atende às expectativas.
Mas quais são as Home Chefs Reclame Aqui e quais são as lições que você pode tirar vendo as análises dos resultados dessa empresa no site?
Antes de te mostrar todos os dados do site, carinhosamente chamado de RA, vamos falar um pouco mais sobre a empresa e te ensinar a entender os dados que vai ver daqui a pouco sobre a Home Chefs Reclame Aqui.
História do Reclame AQUI
Maurício Vargas é o atual CEO do Reclame Aqui, mas tudo começou em 2001, quando ele teve sérios problemas com uma companhia aérea e acabou perdendo um negócio muito importante.
Sabendo que era um direito seu e que a empresa não poderia ficar impune, Maurício procurou algum canal que pudesse expor a insatisfação e ainda alertar a outros futuros clientes sobre a situação.
Quando ele não encontrou nenhum serviço do tipo, resolveu criar o Reclame Aqui, um site que permite com que pessoas falem, expressem opiniões e reclamem de serviços prestados por várias empresas, mostrando a realidade do que elas oferecem.
Dessa maneira, o Reclame Aqui permite com que um usuário se cadastre gratuitamente, expondo seus problemas com determinada empresa; e isso fica visível para todos os outros usuários (cadastrados no site ou não).
Com isso, a empresa pode tomar a atitude de responder às reclamações dos usuários e tentar resolver da melhor maneira possível.
Tudo isso foi criado com o intuito de fazer com que as empresas queiram oferecer serviços melhores, prestem atendimentos dignos e que o consumidor tenha direção antes da compra e voz ativa após ela.
Atualmente, são mais de 600.000 pesquisas por dia sobre as reputações das empresas, antes que os consumidores decidam contratar um serviço ou comprar algo.
Home Chefs: o que é isso? Conheça essa história!
Alexandre Amorim é um profissional de comunicação e marketing que fez carreira em grandes empresas, mas nas horas livres o seu maior hobby era cozinhar. O problema mesmo era ter algum momento livre…
Como muitos brasileiros, o maior problema enfrentado por Alexandre Amorim era a rotina corrida, com trânsitos caóticos e horas extras no trabalho. Como chegar em casa cansado e estressado já era comum, ele se contentava em comer qualquer coisa.
Alexandre procurou diversas informações sobre métodos simples para preparar as refeições da semana de forma mais simples, mas ainda não existia algum que suprisse todas as necessidades dele.
Foi aí que Alexandre criou um método, o mais conhecido como Home Chefs atualmente, em que podia economizar tempo na cozinha, no supermercado e evitar que ele gastasse uma fortuna fora de casa.
Só de comida, por dia, eram 24 reais, que resultava em menos R$ 624,00 do seu salário todos os meses. Isso tudo para ter refeições pouco nutritivas ou nada saudáveis.
Depois que Alexandre criou esse método, ele pôde economizar esse dinheirão por mês, ter mais tempo livre para curtir boas refeições e ainda revolucionou a relação com a cozinha.
Alexandre Amorim criou o Home Chefs com o intuito de que outras pessoas estudassem receitas exóticas e muito elaboradas, cozinhando muito melhor e ajudando centenas de “chefs caseiros” de todo o país.
O Home Chefs é uma assinatura de conteúdo, em que você recebe receitas para cada dia da semana com a lista exata do que vai precisar comprar para pôr em prática e virar um cozinheiro de mão cheia!
Esse cardápio inteligente ajudou milhares de pessoas a evitar desperdícios, descobrir receitas novas e ainda economizar esse dinheiro no mês. Mas nem tudo é um mar de rosas…
Home Chefs Reclame Aqui: a vitrine que o consumidor precisa
Como falei há pouco, depois das reclamações feitas no site do RA, as empresas podem tentar resolver – até porque podem existir problemas de comunicação entre o cliente e a organização.
Assim como não é justo deixar os consumidores sem voz, também é um erro não dar a oportunidade da empresa esclarecer os mal-entendidos e mostrar que realmente se preocupa com os clientes.
Como o RA é transparente, tanto as reclamações como as soluções para cada caso ficam expostas no site, evitando mais reclamações iguais, dando respostas que algumas pessoas pesquisam e mostrando como a empresa age diante dos problemas com os clientes.
É sobre a reputação Home Chefs Reclame Aqui que vamos falar daqui a pouco, mas não antes de você entender que…
Toda empresa tem problemas
E isso é fato. Lembre-se da melhor empresa que você já tenha comprado, em que sua experiência tenha sido muito boa; depois disso, pesquise o nome dela no Reclame Aqui. Com certeza, irá se surpreender com os resultados.
Pode ser que ela tenha inúmeras reclamações, de vários problemas que você não teve. Mas avalie uma outra coisa: qual foi a postura desta empresa diante do que o cliente disse?
Se ela tentou resolver da melhor maneira, explicou ao cliente e fez questão de deixá-lo satisfeito, é sinal de que a empresa se importa com o que o consumidor pensa.
O RA possui alguns mandamentos e dois deles definem muito bem o que estou querendo dizer:
- 1º mandamento do RA: As empresas são feitas por pessoas.
- 5º mandamento do RA: Toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver.
Portanto, se você for procurar a Home Chefs Reclame Aqui pensando que não vai achar nada, está muito enganado porque toda empresa é feita por pessoas e essas são sujeitas a erros.
Mas vale a mesma pergunta do começo: qual foi a postura que ela tomou diante dos problemas?
Antes de ver as Home Chefs Reclame Aqui, é importante que você tenha em mente que precisa olhar os dois lados da moeda: o lado do cliente e o da empresa. Desconsiderar um dos lados não é inteligente.
Entenda a seguir todas as Home Chefs Reclame Aqui e tire suas dúvidas sobre as soluções para cada situação.
Reclame aqui: entenda as opiniões do site
1 – Cobrança duplicada
Problema: a pessoa fez a assinatura do produto, mas no outro mês ele foi cobrado novamente.
Solução: O serviço é de assinatura, portanto a renovação é automática a cada mês – o que está descrito de forma clara na página de planos antes da compra.
Dessa maneira, para que o serviço não seja renovado é preciso que o cancelamento seja solicitado antes da data de vencimento.
Caso a Home Chefs não identifique esse pedido, a renovação será feita automaticamente, como o padrão para serviços de assinatura.
2 – Problemas na finalização da compra
Problema: Um determinado cartão de crédito não estava sendo aceito na hora da compra.
Solução: A plataforma de pagamento em que a Home Chefs está disponível não estava aceitando alguns cartões e a empresa já tomou providências sobre o assunto.
Mas, nesse caso, o cliente pode comprar com outro cartão de crédito ou assinar o plano trimestral / semestral pelo boleto.
3 – Funcionários despreparados
Problema: O cliente contratou o plano por 3 meses, que teria término para 03/03 e o sistema cancelou antes, no dia 26/02. Ela recebeu um boleto e não conseguiu pagar porque estava com a data vencida.
Solução: Desde o momento em que a cliente informou isso ao Home Chefs, foram liberadas 2 semanas de acesso à área de membros para recompensar o tempo perdido e a cliente recebeu um novo boleto para pagamento.
4 – Estorno do valor pago
Problema: Fez a assinatura do serviço no plano trimestral e recebeu a cobrança novamente para o próximo trimestre; a cliente queria cancelar e ter o estorno, mas não encontrou nenhuma maneira de contato com a empresa.
Solução: Essa Home Chefs Reclame aqui tem uma solução mais simples, pois na área de membros existe um formulário de cancelamento, que pode ser usado pelos assinantes, sendo direcionados para o atendimento. Ele também pode ser feito pelo e-mail, inbox do Facebook, whatsapp do site e chat.
Além disso, é a mesma questão de que a assinatura, feita de forma mensal, trimestral ou semestral, é renovada automaticamente, conforme a própria Home Chefs mostra aqui.
5 – Propaganda enganosa
Problema: O cliente assinou o cardápio fit light e achou que o cardápio não foi feito com ingredientes fáceis de serem encontrados. Além disso, assinou para o mês e foi cobrado no próximo mês também.
Solução: A assinatura é mensal e, como informado anteriormente, só é cancelada após pedido do cliente.
Já sobre os cardápios, eles são feitos com o máximo de ingredientes simples e nutritivos, mas a Home Chefs não tem como saber quais são mais fáceis de se encontrar em cada região, por isso procura trabalhar generalizando e utilizando produtos saudáveis.
6 – Não consigo cancelar
Problema: Uma cliente assinou o produto para experimentar; ela gostou dos cardápios, mas mesmo assim queria cancelar. Segundo o depoimento, a assinante não encontrou maneiras de cancelar o serviço.
Solução: O cancelamento pode ser feito dento da área de membros, na aba de contatos. Além disso, os canais para cancelamento são: Facebook (Fanpage Home Chefs), e-mail (contato@homechefs.com.br ou cancelamento@homechefs.com.br) e no chat ao vivo do site oficial.
E então, deu para entender todas as soluções?
Caso o problema de alguém seja outro, o canal de relacionamento da Home Chefs está aberto, segundo declarações do próprio setor de atendimento da empresa no RA.
O empenho da empresa em resolver os problemas realmente foi grande e todas as Home Chefs Reclame Aqui foram respondidas.
Mas além dessas soluções por escrito para que você tenha noção se esse serviço de assinatura realmente vai ser bom para você, sua cozinha e seu dinheiro, resolvi esclarecer a análise geral do RA sobre a empresa (feita pelos próprios clientes). Confira!
Reverter opiniões negativas é o que toda empresa deveria fazer
Como você pôde conferir na imagem anterior, as 30 reclamações feitas foram respondidas pelo setor de atendimento, contando assim com 100% dos problemas atendidos.
O índice de solução ficou em 100%, o que significa que nenhuma foi respondida e ficou pendente ou em réplica.
A reputação da marca ficou em “Ótimo”, o que significa exatamente o que você está pensando. Quando as soluções são boas e o atendimento é esclarecedor, existe as classificações:
- Não recomendada;
- Ruim;
- Regular;
- Bom;
- Ótimo;
- RA 1000.
Mas para ter uma ideia, nem o próprio Reclame Aqui se encaixa nessa última categoria. Portanto, a que mais acontece quando o atendimento é excelente, é o “Ótimo”.
A nota de avaliações dos clientes ficou em 7,53 (na pontuação que vai de 1 a 10).
Além disso, de milhares de pessoas que já participaram do Home Chefs, apenas 30 delas fizeram algum tipo de reclamação e a maioria foi por falta de esclarecimento de alguma informação que já havia na página de vendas.
E aí, qual é o resultado final dessa análise? Home Chefs vale a pena?
Para você ver como o 5º mandamento da empresa realmente tem fundamentos, apesar de fazer tanto pelos consumidores e de ter sido criado com um propósito único, a empresa também é alvo de reclamações – e não são poucas como as 30 Home Chefs Reclame Aqui.
Confira a análise dos clientes sobre o próprio Reclame Aqui no próprio site do RA:
- 2.020 reclamações;
- 100% das reclamações atendidas;
- 78,6% de índice de solução;
- 7,67 nota de avaliações.
E aí, você vai se deixar levar por algumas opiniões negativas que já foram resolvidas ou vai considerar as avaliações positivas de milhares de chefs caseiros que já melhoraram suas rotinas com esse cardápio inteligente?
Se escolheu a segunda opção, conheça mais sobre o Home Chefs aqui e revolucione sua relação com a cozinha também.