Cozinha básica: Como fazer macarrão sem erros!

Home/Blog/Cozinha básica: Como fazer macarrão sem erros!

Cozinha básica: Como fazer macarrão sem erros!

Na cozinha de um iniciante, o que nunca falta é a presença do macarrão. Seja de qualquer forma e tamanho, é um ingrediente mundialmente presente em todas as cozinhas.
Mas existem muitos erros cometidos por quem o prepara, detalhes e observações que fazem diferença no final do seu prato e que alteram também no paladar.
Nesse post de hoje, apontaremos dicas para facilitar o preparo desse amigo tão importante em nossas vidas, que é o macarrão!

Primeiramente, a medida mais importante para o cozimento da massa:
1 litro de água para cada 100 gramas de massa.
Guarde sempre essa informação!

Agora vamos às dicas e pontuações dos erros mais comuns:

Dica #1: Utilize água filtrada.
É necessário aproximadamente 30 minutos para que a fervura esteja em uma temperatura ideal capaz de eliminar todas as impurezas da água. O macarrão idealmente não irá passar deste tempo, então o melhor a fazer é utilizar a água filtrada para o seu cozimento.

Dica #2: Utilize panelas grandes.
Um dos erros mais comuns que cometemos ao cozinhar o macarrão é fazê-lo em uma panela muito pequena. Para o macarrão sair perfeito, ele precisa ser cozido rapidamente em um espaço onde possa ser movimentado, o que é impossível em uma panela pequena.
Ao colocar o macarrão em uma panela com pouca água, ela irá demorar mais tempo para voltar a ferver, logo, o macarrão ficará mais tempo em água não-fervente, o que a deixará grudenta. Além disso, com pouca água, você terá mais amido do macarrão na água, o que também ajudará para que ela fique grudenta.
Por fim, ao usar uma panela muito pequena, você terá que quebrar o espaguete para que ele caiba na panela, o que também não é o ideal para uma massa perfeita.

Dica #3: Respeite o tempo requerido na embalagem.
Cada massa possui o seu tempo ideal de cozimento, e isso varia de marca para marca, tamanho para tamanho, espessura para espessura.
Cheque na embalagem do macarrão que irá cozinhar antes de realizá-lo e respeite o tempo para obter uma massa perfeita.

Dica #4: Coloque sal na água do cozimento.
É essencial colocar bastante sal na água assim que ela começar a ferver!
Coloque pelo menos uma ou duas colheres de sopa de sal e não se preocupe, pois você não irá comer todo esse sal, já que o macarrão não o absorve como a batata, por exemplo.
O sal é importante, pois ele tem um efeito abrasivo na superfície do macarrão, o que o impede de ficar pegajoso, grudento. E o sal também dá um realçe ao sabor ao macarrão que ficaria cozinhando apenas em água pura.
Se atente ao sal no momento da finalização, pois com a água do cozimento já salgada, o macarrão não pede tanto além daquilo que o foi posto.
Não coloque o sal antes da água ferver, isso retarda o processo de fervura.

Dica #5: Não coloque óleo na água do cozimento.
Esse é um ponto polêmico, pois o conhecimento popular é de que adicionar óleo à água impede a massa de ficar grudada e pegajosa. Entretanto, ao colocar óleo na água, o macarrão ficará escorregadio e não irá absorver muito bem o molho depois.
Assim, basta colocar o macarrão na água fervente e mexê-lo de vez em quando para que ele fique soltinho, bem cozido e absorva o sabor do molho depois!

Dica #6: Mexa o macarrão durante o cozimento!
Assim que você adicionar o macarrão à água fervente, mexa um pouco com uma colher de pau. Repita esse processo de vez em quando para ir soltando o macarrão.
É importante mexer com certa frequência para que o macarrão fique sempre em movimento na panela. Assim, ele não irá grudar! Solte os fios!

Dica #7: Não lave o macarrão!
Com o objetivo de parar o cozimento e deixar o macarrão solto, muitas pessoas jogam água gelada sobre ele após o cozimento, mas isso não é necessário se você seguiu todas as dicas corretamente. Além de remover o sal que agregamos ao macarrão ao lavá-lo com água gelada, você retirará o amido da superfície que ajuda a absorver todo o sabor do molho!
Basta colocar o macarrão em uma peneira ou coador e dar uma chacoalhada para retirar a água em excesso e finalizar a receita!
Entretanto, se você não for servir o macarrão imediatamente, você pode lavá-lo com a água fria para que ele não fique grudento, ou apenas o regar com azeite, mas apenas nessa ocasião ou se você pretende fazer alguma salada com ele.

Compartilhe conosco sua experiência de realizar um macarrão perfeito após ter lido as nossas dicas postando uma foto com a nossa hashtag #cardapiohomechefs!

#FicaaDica:
eBook Equipe sua Cozinha
Se você se interessa por ensinamentos de cozinha básica e quer ganhar um guia completo e ilustrado com nomes, descrição e aplicação de todos os acessórios necessários para equipar definitivamente a sua cozinha, precisa conhecer o nosso novo curso Domine Sua Cozinha.

O Domine Sua Cozinha é um curso muito especial que ensina de forma rápida as principais técnicas de culinária que são úteis em diversas receitas e preparos que você com certeza faz em sua casa.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Curso

2018-01-25T15:03:04-02:00 10 de janeiro, 2018|Blog|0 Comentários

Deixe um comentário