Cozinha básica: Aprenda a fazer massa de bolo!

Massa de bolo básica é algo em que todos buscam acertar na perfeição!
Esse post vai te passar uma concentração de dicas e passo-a-passo para você conseguir realizar essa receita com muita exatidão!

Existe uma variação grande de tipos de massa de bolo, mas dois modelos se destacam por serem os mais realizados pelo mundo, o PÃO-DE-LÓ e a massa AMANTEIGADA.
O pão-de-ló é uma massa feita à base de uma espuma de ovos, bem delicada, bem simples e econômica! Utilizada mundialmente por confeitarias e padarias desde as mais famosas e renomadas até as iniciantes e humildes.
A massa amanteigada já é um pouco mais requintada, e como o nome já entrega, é a base de manteiga, o que a torna mais pesada, suportando recheios e decorações mais brutas e pesadas, é uma massa de alta sustentação, usada para bolos de pasta americana, de andares, recheados e bem trabalhados.

Fique ligado às dicas e ingredientes para realizar essas duas iguarias com excelência!

1) O Pão-de-ló!

Ingredientes:
6 ovos
1 xícara e meia de açúcar
200ml de água morna
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras e meia de farinha de trigo

Passo #1:

Pré aqueça o forno à 200º por 15 minutos. Separe todos os ingredientes na bancada para não esquecer de nada. Unte apenas o fundo da forma com manteiga ou óleo e um pedaço de papel manteiga cortado do tamanho do fundo do tabuleiro.

Passo #2:

Em uma batedeira, coloque os ovos e deixe bater até que eles espumem e tripliquem de tamanho. Leva cerca de 5 a 10 minutos para isso acontecer, dependendo da potência da sua batedeira. Após aerados, adicione ainda em movimento, o açúcar, aos poucos. Deixe bater por mais 5 minutos até que o açúcar dissolva bem na espuma de ovos. Leve a água para esquentar no fogo ou micro-ondas.

Passo #3:
Agora com a batedeira desligada, vamos finalizar a massa na mão, por ser muito delicada. Adicione a espuma de ovos com açúcar a farinha de trigo aos poucos, alternando com a água morna. Um pouco da farinha, um pouco da água, adicione à massa com um batedor de ovos (fouet) ou um garfo. Mexa delicadamente de cima para baixo, do meio para fora. As mãos sempre leves. Quando menos brutalidade, melhor, pois essa massa é a base das bolhas de ar que foram incorporados nos ovos, e quanto menos essas bolhas estourarem, mais estruturado o bolo ficará no final.

Passo #4:
Depois de tudo muito bem envolvido, adicione o fermento e a essência de baunilha. Despeje a massa na forma de 25 centímetros de diâmetro com o fundo untado. Não unte as laterais da forma, pois a massa pode crescer deformada nas laterais. Asse por 210º por 40 minutos. Desligue o forno e deixe a massa esfriar juntamente dele, guardado lá dentro, para não murchar.

Passo #5:
Para retirar da forma, passe uma faca lisa ao redor do bolo com cuidado para não deixar marcas ou feridas. Retire o bolo do tabuleiro e não esqueça de remover o papel manteiga do fundo. Essa massa pode ser molhada com qualquer calda, recheada com inúmeras possibilidades de recheios, é uma massa coringa, leve, que derrete na boca, e muito elástica, facilitando o seu trabalho de cortar e fatiar.

2) Massa amanteigada!

Ingredientes:
6 ovos
3 xícaras de açúcar
8 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de leite
6 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha

2 colher de sopa de fermento

Passo #1:
Pré aqueça o forno à 200º por 15 minutos. Separe todos os ingredientes na bancada para não esquecer de nada. Unte apenas o fundo da forma com manteiga ou óleo e um pedaço de papel manteiga cortado do tamanho certo.

Passo #2:

Separe as gemas das claras. Bata as claras até que elas atinjam o ponto de neve. Reserve. Em uma batedeira ou na mão, bata as gemas com o açúcar até obter um creme de cor amarelo claro. Quando isso acontecer, agregue manteiga à mistura e bata até formar um creme espesso.

Passo #3:
Adicione a essência ao leite. Reserve. Peneire a farinha de trigo, isso deixará a massa do seu bolo muito mais leve. Após peneirada, adicione ao creme de gemas intercalando com o leite aromatizado com a baunilha. Mexa a massa até que acabe o leite e a farinha, deixe a massa bem lisa e homogênea, e não bata além do necessário para não desenvolver o glúten da farinha de trigo, deixando a massa mais pesada do que o ideal.

Passo #4:
Com a massa lisa e homogênea, adicione as claras em ponto de neve em duas partes diferentes, a primeira metade, adicione normalmente, para aerar um pouco a massa e preparar para receber a outra metade, que deverá ser adicionada delicadamente, de dentro para fora e de cima para baixo. Quando mais leveza nas mãos, melhor. Despeje a massa em uma forma de 30 centímetros ou em duas de 20 centímetros. Não unte as laterais da forma. Asse a 200º por 40 minutos aproximadamente.

Exerça o seu poder criativo em cima dessas massas!
Recheie do que quiser, molhe com uma calda saborizada, trabalhe e pratique sempre que puder, e quando menos esperar, estará dominando esse assunto!

Compartilhe conosco sua experiência de realizar um bolo perfeito após ter lido as nossas dicas postando uma foto com a nossa hashtag #cardapiohomechefs!

#FicaaDica:
eBook Equipe sua Cozinha
Se você se interessa por ensinamentos de cozinha básica e quer ganhar um guia completo e ilustrado com nomes, descrição e aplicação de todos os acessórios necessários para equipar definitivamente a sua cozinha, precisa conhecer o nosso novo curso Domine Sua Cozinha.

Domine Sua Cozinha é um curso muito especial que ensina de forma rápida as principais técnicas de culinária que são úteis em diversas receitas e preparos que você com certeza faz em sua casa.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Curso

Aproveite!

 

 

 

1 comentário

Deixe uma resposta