Como fazer a rabanada perfeita!

O fim de ano vem vindo e junto dela vem a nossa paixão nacional: A rabanada!

Uma receita muito simples e econômica que fez a sua marca e permanece aquecendo nossos corações (e estômago) em todo Natal. A tradição de comer esse delicioso pão frito envolto de canela e açúcar existe em muitas famílias mas nem sempre é uma prática realizada por todas as pessoas, por isso disponibilizaremos nesse post uma combinação de dicas e passo-a-passo para facilitar essa prática e permitir que você faça uma rabanada perfeita não só uma época do ano e sim durante todo ele!

Dica #1: Todo pão pode virar uma rabanada!
A rabanada nasceu como uma maneira de reutilizar os pães que já não estavam mais frescos…
Os pães amanhecidos são os mais propícios pois estão mais firmes para fazer fatias mais estáveis. Os pães próprios para rabanada vendidos em supermercados são os mais ideais pois são mais lisos e não possuem a casca dura como os pães de sal/franceses.

Dica #2: Deixe a sua rabanada bem molhada!
Assim que cortar as fatias da rabanada, permita que ela fique um pouco banhada no leite para que o pão absorva bastante líquido e torne a rabanada bem molhadinha. Mantenha o óleo sempre em uma temperatura alta (mas não tanto) para que assim frite e doure bem o exterior do pão mas permaneça com o seu interior úmido.

Dica #3: Dê o seu toque especial!
A rabanada é tradicionalmente com o seu sabor voltado a canela, mas também é possível saborizá-las com outras especiarias por meio do leite que teremos que banhá-las. Por exemplo: Colocar essência de baunilha, raspas de limão ou laranja, cravo em pó, anis estrelado, entre outros sabores… Explore!

Vamos à receita!

Ingredientes:

  •  2 baguetes para rabanada
  •  6 ovos
  •  200ml de leite de coco
  •  50ml de leite de vaca
  •  395ml de leite condensado
  •  1 colher de chá de essência de baunilha
  •  3 colheres de sopa de açúcar (42g)
  •  1 colher de sopa de canela em pó (15g)
  •  Óleo para fritura

Passo 1: Em um refratário junte todos os leites com a essência de baunilha (ou qualquer outro saborizante que quiser adicionar). Em outro, coloque os ovos e bata levemente.

Passo 2: Corte as fatias do pão da espessura que desejar e molhe na mistura dos leites, deixe o pão absorver um pouco o líquido como dito na Dica #2, em seguida passe rapidamente nos ovos e leve à fritura em imersão.

Passo 3: Depois de fritas, escorra o excesso do óleo e as envolva na mistura de açúcar com canela.

Rendimento: 30 rabanadas aproximadamente.

Tempo de preparo: 30 minutos.

Não tenha medo de fazer essa iguaria, e quando fizer, compartilhe conosco o resultado postando uma foto com a nossa hashtag #cardapiohomechefs!

Deixe uma resposta