As 5 facas indispensáveis em qualquer cozinha

A princípio pode até parecer difícil manuseá-la, mas quanto mais se usa mais se ganha coordenação, ritmo e movimento das mãos. Para sentir mais segurança no manuseio, é importante entender a função de cada faca. Por isso, listamos os modelos de faca que são essenciais na sua cozinha.

Faca do Chef ou Faca Multiuso

Com cerca de 15 a 30 cm de lâmina e com a ponta ligeiramente curvada, esta faca é a mais utilizada nas cozinhas. Serve tanto para picar, filetar e cortar legumes, verduras e carnes (tanto cruas quanto cozidas). Dividimos essa faca em regiões, para facilitar a compreensão de sua função:

  1. A parte do meio de faca é usada para cortar materiais duros e macios. A forma ligeiramente convexa da faca é ideal para cortar folhosos e temperos
  2. Com a frente da faca, você corta alimentos que necessitam de um corte fino.
  3. A resistência da parte de trás da cabeça da faca pode quebrar pequenos ossos ou abrir as conchas de crustáceos.
  4. Com a parte de trás da lâmina da faca, você pode cortar os alimentos mais duros ou congelados, por exemplo.
  5. Esta parte larga da lâmina serve para achatar alimentos como alho e nozes. Você também pode utilizá-la também como espátula para manipular e movimentar ingredientes cortados.

Faca do Chef ou Faca Multiuso

 

Faca de Desossar

Com uma lâmina de até 17cm, estreita e de ponta bem fina, é uma faca utilizada para alcançar lugares difíceis. Seu formato longo e ligeiramente curvo facilita a passagem rente ao osso. Se você não sabe desossar da uma olhada nesse post: Cozinha básica: Desossar e cortar frango!

Faca de Desossar

 

Faca de cortar Pão

As serrilhas auxiliam no corte, não só de pães como o nome sugere, mas de bolo, vegetais com cascas mais duras ou muito lisas. Atenção!! Nunca deve ser utilizada no corte de carnes.

Faca de cortar Pão

 

Faca de Legumes ou de Ofício

Possui uma lâmina de 5 a 10 cm, rígida e corte liso. É ideal para cortar pequenos legumes, vegetais e fazer outras coisas em que as outras facas se provam ser muito grande. Apesar do tamanho, é a segunda mais utilizada. Você pode utilizar essa faca para cortar o Mirepoix, não sabe como fazer da uma olhadinha nesse post: Cozinha básica: Preparando caldos!

Faca de Legumes ou de Ofício

 

Cutelo

Com 12 a 26 cm de lâmina retangular é praticamente o machado da cozinha. Usada principalmente para cortar grandes pedaços de carne com ossos e/ou congelados. Serve também para abrir carcaças e alimentos resistentes.

Cutelo

 

#FicaaDica:
eBook Equipe sua Cozinha
Se você se interessa por utensílios e quer ganhar um guia completo e ilustrado com nomes, descrição e aplicação de todos os acessórios necessários para equipar definitivamente a sua cozinha, precisa conhecer o nosso novo curso Domine Sua Cozinha.

O Domine Sua Cozinha é um curso muito especial que ensina de forma rápida as principais técnicas de culinária que são úteis em diversas receitas e preparos que você com certeza faz em sua casa.

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre o Curso

Deixe uma resposta